quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Venezuela/Chávez elogia Obama, mas afirma que 'revolução continua'

Caracas, 20 janeiro 2009 (Lusa) - O chefe de Estado da Venezuela, Hugo Chávez, enviou uma saudação ao presidente norte-americano, Barack Obama, por ocasião da sua posse, manifestando esperança numa melhoria das relações bilaterais, mas sublinhando que "a revolução continua".

"Espero que as relações melhorem. Nós, pela nossa parte, continuamos avançando. A revolução continua e continuará, não importa quem seja o novo presidente dos Estados Unidos", disse.

As declarações do presidente da Venezuela foram feitas diante de milhares de simpatizantes, no Estado venezuelano de Anzoátegui (400 quilômetros a leste de Caracas) durante um ato favorável à reforma da Constituição, para permitir a reeleição presidencial indefinida.

"Respeito a soberania e a liberdade do povo norte-americano, mas nós continuaremos avançando independentemente de quem seja o presidente dos Estados Unidos. A revolução bolivariana continuará construindo a presidência na Venezuela", disse.

Chávez citou também o ex-presidente dos EUA, George W. Bush, que "deve se despedir [da presidência)]com vergonha". "Foi o presidente com mais baixa popularidade em todo o mundo (...) Bye, Bye, Bush", declarou.

"Foi o mais repudiado no seu próprio país e em todo o mundo (...) Adeus senhor Bush, adeus a um governo que encheu de terror todo o mundo", enfatizou.

Nenhum comentário: