segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Energia de Moçambique alimenta KwaZulu-Natal

Moçambique vai passar a fornecer energia eléctrica à cidade sul-africana de Manguzi, em KwaZulu-Natal, na sequência da decisão da companhia de electricidade da África do Sul, Eskom, de ligar esta cidade à rede nacional moçambicana de electricidade.

9 de Janeiro de 2009/Notícias

Citado pela agência de notícias Sapa, Alison Ncube, presidente do município de Umhlabuyalingana, que inclui a cidade de Manguzi, confirmou esta semana que a Eskom e a edilidade vão utilizar energia de Moçambique para responder à crescente demanda de electricidade e fazer face aos cortes frequentes.
“Decidimos contactar Moçambique porque há uma grande procura de energia em Manguzi”, disse Ncube, acrescentando que o projecto iniciou há poucos meses, estando agora na sua fase de finalização.
“Esta ideia vai estimular o fornecimento de energia de qualidade a centenas de casas e empreendimentos de diversa natureza”.
O projecto de ligação de Manguzi à rede de energia de Moçambique é uma das várias medidas levadas a cabo pela Eskom para fazer face à crise energética que no ano passado atingiu níveis jamais vistos, com cortes prolongados no fornecimento de luz ao longo do dia.

Nenhum comentário: