segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Angola produziu mais de 695 milhões de barris de petróleo em 2008

Luanda, Angola, 12 janeiro 2009 - A produção de petróleo em rama em Angola em 2008 foi de 695,7 milhoes de barris, afirmou sexta-feira em Luanda o ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos.

O ministro, que falava no decurso do tradicional encontro de Ano Novo com os representantes das empresas petrolíferas que operam no país, destacou o início de produção dos campos “Mondo” e “Saxi/Batuque”, no Bloco 15, e Banzala B, no Bloco 0.

Botelho de Vasconcelos recordou que “a produção de 2008 foi significativamente afectada pela paragem completa das instalações de exploração do Bloco 18, durante dois meses, o que ocasionou uma perda de 210 mil barris/dia”.

Relativamente à pesquisa, disse terem sido perfurados pelo menos 27 poços, dos quais 12 de pesquisa e 15 de avaliação tendo, desse número, apenas cinco revelado ter quantidades de petróleo comercializáveis.

Quanto ao projecto de construção da nova refinaria no Lobito (Benguela), salientou a assinatura do contrato de engenharia de detalhe entre a Sonangol e a empresa KBR e o arranque da terraplenagem e das obras da ponte-cais.

Segundo afirmou, a assinatura destes contratos dá uma nova dinâmica ao projecto e permite antever a execução da obra num horizonte temporal que considerou ajustado, no âmbito de um cronograma actualizado. (macauhub)

Nenhum comentário: