quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CPLP vai apresentar plano de estabilização à Guiné-Bissau

Lisboa, 14 janeiro 2009 (Lusa) - O ministro português das Relações Exteriores, Luís Amado, viaja, em 28 de janeiro, à Guiné-Bissau para apresentar o programa de apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) ao país africano.

Em declarações à Agência Lusa, Amado, que também é presidente do Conselho de Ministros da CPLP, disse que o novo Governo de Carlos Gomes Júnior, que tomou posse no início do mês, faz o país entrar em uma "nova fase política".

"Já anunciei ao novo Governo da Guiné-Bissau um programa de apoio da CPLP para o relançamento do país, no quadro de uma nova fase política que este Governo inaugura. Vou a Bissau para poder dar conta do grande empenho da CPLP no apoio para sair da situação de crise em que se encontra há vários anos", afirmou Amado.

Em novembro de 2008, em declarações à Agência Lusa, em Belgrado, o chefe da diplomacia portuguesa anunciou um programa de estabilização democrática e desenvolvimento econômico para a Guiné-Bissau, para ser desenvolvido ao longo de dois anos.

O ministro português acrescentou que o programa se articula com a proposta do presidente senegalês, Abdoulaye Wade, para a realização de uma conferência internacional sobre a Guiné-Bissau, em Dacar.

Nesta quarta-feira, o chanceler luso se reuniu com os embaixadores residentes dos oito países da CPLP. Entre outros temas, a presidência portuguesa da organização dá importância à dinamização do ensino e à projeção da língua portuguesa no mundo, bem como ao reforço dos mecanismos de coordenação diplomática.

No almoço, estiveram presentes os embaixadores ou representantes diplomáticos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Nenhum comentário: