quarta-feira, 9 de maio de 2012

Moçambique/UEM vai criar revista ciêntifica digital com apoio de uma instituição brasileira

7 maio de 2012/Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a maior e mais antiga instituição do ensino superior em Moçambique, vai cooperar com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) nas várias áreas de interesse comum.

O compromisso foi estabelecido na semana passada durante no Brasil, através de um convénio de cooperação assinado pelo director do IBICT, Emir Suaiden, e pela vice-reitora académica da UEM, Ana Maria Mondjana, que se encontrava de visita naquele país sul-americano.

O acordo visa contribuir para a promoção e desenvolvimento das instituições em pesquisas conjuntas, consultorias e assessorias, intercâmbio de experiências, informações bem como a partilha de laboratórios e materiais para a realização de pesquisas científicas e técnicas.

Falando durante a audiência com o director do IBICT, a vice-reitora académica da UEM considera que esta cooperação será uma oportunidade para que a sua instituição possa dar um passo qualitativo em termos de publicação, disseminação e divulgação científica. 

“Queremos criar uma revista científica digital e também contar com o IBICT na formação em nível de pós-graduação e mestrado”, disse Mondjana, citada num comunicado de imprensa publicado no portal do IBICT.

Por seu turno, o director do IBICT disse acreditar que o acordo constitui uma oportunidade para aquela instituição brasileira ampliar a sua actuação internacional. 

“Estamos com vários convénios firmados com países da América Latina, mas é a primeira vez que assinamos uma cooperação com um país africano. Será uma experiência muito importante para ambas as partes. Eles querem ampliar sua infra-estrutura tecnológica e científica e o nosso Instituto possui diversos produtos e serviços que podem auxiliá-los nesse objectivo. Essa é a nossa visão internacional”, disse Emir Suaiden.

O convénio de cooperação terá duração de cinco anos renováveis. (RM/AIM)


Nenhum comentário: