segunda-feira, 7 de maio de 2012

Moçambique/Guebuza inaugura monumento na ex-Base dos Libertadores da Pátria

4 maio 2012/Portal do governo http://www.portaldogoverno.gov.mz

Kassuende (AIM) – O Presidente Armando Guebuza inaugurou hoje, na localidade de Kassuende, província de Tete, Centro - noroeste de Moçambique, um monumento em homenagem aos combatentes da luta de libertação nacional. 

O monumento, que visa especialmente aos que militaram na frente de Tete, foi erguido exactamente no local onde funcionou a base militar Kassuende, entre 1968 e 1974. 

Aquela base tem grande importância histórica por ter servido como centro da recepção de material bélico, para além de ter servido como defesa de um depósito de armamentos que se situava junto a fronteira com a Zâmbia. 


Naquele local eram recebidos novos ingressos para a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), do interior de Moçambique, na altura dominado pelo colonialismo português, para o exterior e do exterior para dentro do país. 

Igualmente, a base de Kassuende foi centro de trânsito de material bélico para as frentes das províncias de Manica, Sofala e Zambézia, também no Centro do país. 

Aquele local histórico não só serviu as acções dos guerrilheiros da FRELIMO pois, de lá, transitaram guerrilheiros e diverso armamento de movimentos tais como a ZANU-Frente Patriótica, do Zimbabwe, o Congresso Nacional Africano (ANC), da África do Sul, entre outros.

Vários factores contribuíram para que Kassuende se transformasse em base militar, entre os quais se destaca a sua localização próximo da fronteira com a Zâmbia, um país que, na altura, já era independente e que acreditava que era também possível Moçambique tornar-se independente. A componente etnolinguística que é homogénea naquela região e em ambos os países foi também determinante. 

Passaram por aquela antiga base, combatentes tais como José Moiane, que na altura era Chefe do Departamento Provincial de Defesa e Segurança, João Facitela Pelembe, Tomé Eduardo, João Aleixo Malunga, entre outros.  

A Localidade de Kassuende é parte integrante do Posto Administrativo de Malowera, distrito de Marávia, em Tete, a 130 quilómetros de Fíngoe, a sede distrital.


Nenhum comentário: