quarta-feira, 30 de maio de 2012

CPLP e SADC/Delegações à cimeira dos chefes de Estado chegam a Luanda


29 maio 2012/Angola Press http://www.portalangop.co.ao/
Luanda – Uma delegação Zimbabwena, chefiada pela ministra da cooperação Regional daquele país, Priscila Muhongo, chegou hoje, terça-feira, a Luanda, para participar de 31 a 1 de Junho na Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Para o efeito escalram igualmente a capital do país, os ministros moçambicanos das Obras Públicas e Habitação, Cadimiel Mutemba, o dos Transportes e Comunicação, Paulo Zucula e o vice-ministro do Trabalho da República da Tanzânia, Gerson Lwenge.
O encontro, que abordará questões relacionadas com o processo de integração regional, prevê, reuniões da Troika (Angola, Moçambique e Namíbia), do Conselho de Ministros da SADC e do Órgão para a Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, com o Presidente da SADC, José Eduardo dos Santos.
Serão discutidas também, questões políticas como a crise de Madagáscar e vai ser analisado o relatório da Troika sobre a campanha da SADC à presidência da Comissão da União Africana.

Angola assumiu a presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Agosto de 2011. A SADC é constituída por Angola, África do Sul, Botswana, Namíbia, Tanzânia, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Malawi, Swazilândia, Leshoto, Zimbabwe, Madagáscar, Moçambique e Zâmbia. O país preside desde Agosto do ano passado a comunidade de desenvolvimento.

Nenhum comentário: