sexta-feira, 4 de maio de 2012

CPLP e China avaliam negócios

A ILHA cabo-verdiana do Sal acolhe, de 17 a 19 de Junho de 2012, o Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, no quadro do Fórum de Macau, informou o jornal cabo-verdiano A Semana.

4 maio 2012/Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

De acordo com o jornal, o evento económico, em que é esperada a presença de 500 participantes, decorrerá numa unidade hoteleira do Sal e visa reforçar a promoção das trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa que integram o Fórum de Macau.

Citando fonte da Cabo Verde Investimentos (CVInvest), o semanário cabo-verdiano indicou que o encontro empresarial é “mais uma demonstração do esforço da China e dos países de língua portuguesa para concretizar o plano de acção assinado pelos organismos de promoção do comércio e investimentos dos oito países, além de Macau.

China, Macau, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste – São Tomé e Príncipe mantém relações diplomáticas com Taiwan – assinaram em Macau, em 2003, a criação do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial.

O encontro, de cariz anual, será ancorado na IV Edição da Feira de Turismo de Cabo Verde (Expotur), que acontecerá na mesma ocasião e poderá trazer outra dinâmica a ambos os eventos.

Participam na reunião instituições de promoção do comércio e investimentos, câmaras de comércio e municipais, associações empresariais, empresas e pessoas singulares da China e dos países de língua portuguesa.

De acordo com os mais recentes dados oficiais divulgados por Pequim, as trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa atingiram nos dois primeiros.

Nenhum comentário: