quarta-feira, 18 de abril de 2012

Moçambique/Festival moçambicano homenageia activista anti-apartheid Ruth First


17 Abril 2012/Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz

                                                     Ruth First e Nelson Mandela



A capital moçambicana, Maputo, vai acolher, entre os dias 4 e 12 de maio, o sétimo festival internacional de música clássica, que este ano homenageia a activista sul-africana anti-apartheid Ruth First, assassinada há 30 anos em Moçambique.

Jornalista, professora universitária e activista sul-africana, Ruth First nasceu a 4 de maio de 1926 e morreu no dia 17 de agosto de 1982, em Maputo, vítima de uma carta-bomba, durante a luta contra o apartheid.

O espectáculo vai arrancar com uma sessão de gala no Conselho Municipal de Maputo onde serão recordados os feitos da então mulher de Joe Slovo, comunista sul-africano, Ruth First, que leccionou na Universidade Eduardo Mondlane e participou na criação do Centro de Estudos Africanos da maior e mais antiga instituição do ensino superior público de Moçambique. 

Além da participação de artistas de Moçambique e Portugal, o sétimo festival internacional de música clássica contará com a presença de músicos dos Estados Unidos, Lituânia, Japão, Polónia e Noruega.

Segundo os organizadores do evento, Portugal será representado por Carlos Pinillos e Filipa Castro, bailarinos principais da Companhia Nacional de Bailado, de Lisboa.

Durante nove dias, Maputo será a capital da música clássica, com recitais de piano, espetáculos de dança clássica e um concerto de consciencialização do HIV/Sida, epidemia que atinge 11 por cento dos 22 milhões de moçambicanos.

Nenhum comentário: