sábado, 14 de abril de 2012

Ministros da CPLP debatem em Lisboa saídas para a crise na Guiné-Bissau

14 abril 2012/Jornal de Notícias http://www.jn.pt (Portugal)

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa reúne-se este sábado na sua sede em Lisboa para debater a situação na Guiné-Bissau, depois do golpe de estado militar registado na quinta-feira à noite no país. 

A reunião extraordinária a nível ministerial tinha sido convocada por Angola para debater o cenário resultante do anúncio feito por Luanda na segunda-feira sobre o fim da missão angolana de apoio ao setor militar na Guiné-Bissau (Missang).

Segundo disse na sexta-feira à agência Lusa o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, o principal objetivo do encontro será agora "o de continuar a persuadir todas as estruturas, no sentido não só da preservação da segurança e da integridade física das pessoas que estão sob custódia (primeiro-ministro e presidente interino), mas também da criação de canais de comunicação para permitir a procura de uma solução negociada para a atual crise".

Este novo enfoque da reunião foi debatido na sexta-feira, já em Lisboa, entre Simões Pereira e o ministro das Relações Exteriores de Angola, George Chicoti.

Segundo Simões Pereira, da resolução que for aprovada pode esperar-se que "posicione a CPLP face aos acontecimentos" e também, dado que a organização lusófona é dos organismos internacionais que tem acompanhado mais de perto a situação na Guiné-Bissau, "servirá também para aconselhar os outros parceiros no sentido de se encontrar uma plataforma de procura de uma solução equilibrada, tanto quanto possível, para a atual crise".

Na reunião, que será presidida por Georges Chicoti, participam os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, da Guiné-Bissau, Adelino Mano Queta, e de Cabo Verde, Jorge Borges.

Nenhum comentário: