sábado, 14 de abril de 2012

Moçambique/Oito megaprojectos na mesa de negociação


13 abril 2012/Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

Oito projectos de investimento avaliados em cerca de 13.117.345.214,00 dólares norte-americanos estão actualmente em fase de negociação com vista a sua implementação em Moçambique. De acordo com um informe sobre os projectos autorizados em 2011, no âmbito do VIII Conselho Coordenador do Ministério da Planificação e Desenvolvimento (MPD), a decorrer  em Ulongue, na província de Tete, uma vez implementados, os referidos projectos deverão criar perto de 14.440 postos de emprego.

Trata-se da Central Térmica de Carvão de Moatize, na província de Tete, que tem como objecto a construção e operação de uma central termoeléctrica com capacidade inicial de 300 megawatts (300Mw), orçado em cerca de 900 milhões de dólares, devendo criar 100 postos de trabalho.
Rio Tinto-Corredor de Transporte Integrado, com investimentos estimados em cerca de oito biliões de dólares, com a previsão de criação de 1920 postos de emprego e que visa o estabelecimento de um corredor integrado de transporte para apoio à exportação do carvão nas províncias de Tete e Zambézia, é outro projecto estruturante em fase de negociação.
Segundo dados contidos no referido informe, um outro projecto denominado Suzano Papel e Celulose, orçado em cerca de um bilião e duzentos milhões de dólares, deverá ser implantado nas províncias de Nampula e Zambézia. Trata-se de uma iniciativa vocacionada para a exploração florestal e produção de polpa de papel, devendo empregar 1300 pessoas.

Um outro projecto designado Rio Tinto Alumínio, que tem como objecto a construção e exploração de uma unidade industrial para a produção e transformação de alumínio na província de Maputo, com investimentos calculados em 500 milhões de dólares e a criação de mil postos de trabalho, encontra-se igualmente em fase de negociação.

A fonte que temos vindo a citar reporta também a existência de negociações para a implementação do projecto de exploração florestal e de produção de papel na província de Niassa, denominado UPM, com um custo avaliado em cerca de 1.700 milhões de dólares. A iniciativa deverá ser implementada nos distritos de Sanga, Muembe, Lichinga e Ngauma, provocando o surgimento de seis mil postos de trabalho.

Ainda de acordo com o informe, um outro empreendimento vocacionado para o cultivo de cana-de-açúcar para a produção industrial de açúcar, etanol e energia, incluindo a produção de ração animal e biofertilizantes deverá ser instalado no distrito de Massingir, província de Gaza. Trata-se de Massingir Agro-Industrial (TSB Sugar), com um investimento estimado de 740.345.214 dólares, devendo criar 4.500 empregos.

O Parque Industrial de Moatize, que visa o estabelecimento e operação de um parque industrial para a prestação de serviços de apoio à indústria mineira, avaliado em cerca de 67 milhões de dólares e que prevê a criação de 450 postos de trabalho na província de Tete, é mais um dos megaprojectos que se encontra em fase de negociação.

A fonte aponta mais um projecto em fase de negociação, o “Maputo Motors Manufacturing”, que visa o estabelecimento e operação de uma unidade de montagem de veículos automóveis em regime SKD (semi-knock down), orçado em cerca de dez milhões de dólares e com a previsão de criação de 70 postos de emprego. Este projecto será implementado no Parque Tecnológico Maluana, no distrito da Manhiça, província de Maputo.

Nenhum comentário: