terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Rússia está a formar quadros angolanos que vão gerir o satélite AngoSat

14 fevereiro 2012/Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)  

Luanda, Angola – Dez técnicos angolanos ligados ao sector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação estão a receber formação, desde 2011, na Rússia, no âmbito da gestão do projecto AngoSat, disse segunda-feira em Luanda o embaixador russo em Angola, Seguey Nenáchev.

À margem da II Sessão da Comissão Intergovernamental para a Cooperação Económica, Técnico-científica e Comercial entre Angola e a Rússia, iniciada segunda-feira, em Luanda, cinco técnicos seguiram para a Rússia em 2011 para aí receberem formação superior tendo este ano seguido mais cinco para fazerem cursos de pós-graduação.

Em declarações recentes, o ministro angolano das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José de Carvalho da Rocha, informou que o processo de colocação em órbita do AngoSat terá lugar este ano dispondo de uma vida útil de 15 anos.

A colocação em órbita do satélite vai permitir serviços de acesso internacional de suporte e expansão da Internet em banda larga, de transmissão para os operadores de telecomunicações bem como serviços de rede de televisão e radiodifusão.

Avaliado em 327,6 milhões de dólares e com o tempo de construção estimado em 39 meses, o contrato prevê, além do fornecimento de meios técnicos, a formação de quadros angolanos em tecnologia espacial para a gestão do satélite.

O consórcio russo integra as empresas RSC (Rocket Space Corporation) Energia, Telecom-Projecto 5 e Rosoboronexport, que lidera o grupo, sendo a primeira responsável pela construção do satélite. (macauhub)

Notícias relacionadas:
  1. Angola: Consórcio russo vai colocar em órbita satélite Angosat
  2. Satélite de Angola vai ser gerido por técnicos angolanos
  3. Satélite de Angola será colocado em órbita até 2012 com financiamento da Rússia
  4. Angola vai gastar 25,6 milhões de dólares em 2011 para início da construção do satélite Angosat
  5. Angola: Satélite angolano “Angosat” vai custar 327,6 milhões de dólares

Nenhum comentário: