sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Entrada na portuguesa REN abre o mercado de Moçambique à China State Grid

30 janeiro 2012/Macauhub (China)

Lisboa, Portugal, 30 Jan – A China State Grid está bem posicionada para se tornar no maior accionista do grupo português Redes Energéticas Nacionais (REN) e, por esta via, vir a deter uma participação na Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), em Moçambique.

De acordo com a folha de informação Africa Monitor, está previsto que metade dos 15% do Estado Português na HCB sejam cedidos à REN, mas a transacção carece do acordo do Estado moçambicano, que controla a empresa.

A entrada na HCB habilita a REN a participar no chamado Projecto Cesul, no qual, até 2016, serão investidos 2,4 mil milhões de dólares, na construção de um sistema de transporte de electricidade entre a província de Tete e o sul do país, mas também para nações vizinhas.

A produção de electricidade, cerca de 12 mil megawatts, concentrar-se-á no futuro pólo energético de Tete, incluindo numa nova barragem no rio Zambeze, Mphanda Nkwa – 1 500 megawatts – a central norte de Cahora Bassa – 1 250 megawatts – e centrais térmicas a carvão de Moatize e Benga – 600 megawatts cada uma.
A maior parte da produção actual de Cahora Bassa é transportada numa linha dedicada para a África do Sul (Central Apollo) e a produção restante é destinada ao Zimbabué e a partes do norte de Moçambique.
A África do Sul será o principal destino da futura produção energética do Vale do Zambeze, o que implica o reforço da capacidade de transporte das linhas existentes.

Na recente cimeira luso-moçambicana falhou o acordo de venda dos restantes 7,5% da participação ainda detida por Portugal a favor de interesses moçambicanos consorciados no Projecto Cesul, entre os quais a Electricidade de Moçambique (EdM), devido aos termos de valores da transacção, de acordo com o Africa Monitor.

A participação reservada à REN no Projecto Cesul envolve a construção de infra-estruturas e, posteriormente, a gestão das novas redes (exploração e manutenção).

Segundo a folha de informação portuguesa, a China State Grid manifestou-se desde o início interessada na privatização da REN, “iniciativa amplamente influenciada por expectativas de implantação da empresa em Moçambique”.

A proposta da empresa chinesa, segundo o jornal português Público, é para 25% da REN, devendo os restantes 15% ficar nas mãos do outro candidato, a Oman Oil Company.

Nos termos do concurso, cuja conclusão está prevista para o início de Fevereiro, as duas empresas não poderão alienar as acções durante os próximos quatro anos.

O Diário Económico noticiou sexta-feira que a China State Grid apresenta como trunfo na corrida à REN a abertura do mercado asiático à empresa portuguesa, estando presente em países como Filipinas, Mongólia, Quirguistão e Rússia e Índia.

A oferta é de 400 milhões de euros e inclui também uma linha de financiamento de longo prazo do Banco de Desenvolvimento da China, a taxas de juro reduzidas, no valor de mil milhões de euros.
Esta garante as necessidades de refinanciamento da REN, a partir de 2013, segundo a mesma fonte, e permite ao grupo impulsionar o seu plano de internacionalização – orientado para Moçambique, Angola, Brasil e Colômbia – e alargar o potencial raio de acção dos seus fornecedores nacionais. (macauhub)

Notícias relacionadas:
  1. Grupo de accionistas da portuguesa REN apoia entrada da chinesa State Grid
  2. Estatal chinesa State Grid constituiu uma subsidiária no Brasil
  3. Estatal chinesa State Grid estará interessada no sector eléctrico do Brasil
  4. Moçambique: Cahora Bassa vai vender mais 250 megawatts/dia à sul-africana Eskom
  5. Participaçao de Portugal em Cahora Bassa, Moçambique, será vendida a empresas portuguesas

Nenhum comentário: