15 fevereiro 2012/Portal do Governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)
Maputo (AIM) – A companhia petrolífera Eni East África Moçambique, uma subsidiária da multinacional italiana Eni S.p.A. anunciou, na última terça-feira, a descoberta de mais depósitos de gás natural com reservas potenciais na ordem de 7.5 triliões de pés cúbicos (Tcf), resultado do furo de pesquisa Mamba Norte-1, aberto na área 4 da Bacia do Rovuma, no norte de Moçambique.
Recentemente, na sequência da perfuração do “Mamba Sul”, a companhia anunciou a descoberta de cerca de 22,5 triliões de pés cúbicos de reservas de gás natural.
Aberto em águas profundas (1.690 metros), o furo Mamba Norte-1 atingiu a profundidade total de 5.330 metros e localiza-se cerca de 23 quilómetros a norte do furo Mamba Sul-1, a 45 quilómetros da costa da província de Cabo Delgado.
Em comunicado citado pelo jornal “Notícias”, o Instituto Nacional de Petróleos refere que nesta última descoberta foram encontrados 186 metros de areia saturada de gás natural do Oligoceno e Paleoceno.
Testes realizados após conclusão do furo Mamba Norte-1 confirmaram a sua elevada produtividade (cerca de um milhão de metros cúbicos/dia, devido a limitações de equipamento).
As actividades de pesquisa na área 4 prosseguem, estando previsto ao longo do corrente ano a abertura de cinco furos em prospectos e estruturas pré-identificadas para avaliar o potencial do Complexo Mamba.
Paralelamente, decorrem estudos de viabilidade de projectos combinados em larga escala de fornecimento de gás natural ao mercado nacional, regional e internacional (projectos de Gás Natural Liquefeito, produção de combustíveis líquidos, fertilizantes e outros projectos industriais).
São concessionários da área 4 da Bacia do Rovuma, cujo contrato de pesquisa e produção foi assinado em 2006, a Eni East África Moçambique (operador), com 70 porcento de participações, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (10 porcento), GALP Portugal com 10 porcento e Kogas Coreia do Sul com 10 porcento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário