quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Moçambique/Descoberto mais gás na bacia do Rovuma


15 fevereiro 2012/Portal do Governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)

Maputo (AIM) – A companhia petrolífera Eni East África Moçambique, uma subsidiária da multinacional italiana Eni S.p.A. anunciou, na última terça-feira, a descoberta de mais depósitos de gás natural com reservas potenciais na ordem de 7.5 triliões de pés cúbicos (Tcf), resultado do furo de pesquisa Mamba Norte-1, aberto na área 4 da Bacia do Rovuma, no norte de Moçambique. 

Com estes resultados sobe para 30 triliões de pés cúbicos as reservas potenciais de gás natural no Complexo Mamba da área 4. 

Recentemente, na sequência da perfuração do “Mamba Sul”, a companhia anunciou a descoberta de cerca de 22,5 triliões de pés cúbicos de reservas de gás natural.

Aberto em águas profundas (1.690 metros), o furo Mamba Norte-1 atingiu a profundidade total de 5.330 metros e localiza-se cerca de 23 quilómetros a norte do furo Mamba Sul-1, a 45 quilómetros da costa da província de Cabo Delgado. 

Em comunicado citado pelo jornal “Notícias”, o Instituto Nacional de Petróleos refere que nesta última descoberta foram encontrados 186 metros de areia saturada de gás natural do Oligoceno e Paleoceno.

Testes realizados após conclusão do furo Mamba Norte-1 confirmaram a sua elevada produtividade (cerca de um milhão de metros cúbicos/dia, devido a limitações de equipamento).

As actividades de pesquisa na área 4 prosseguem, estando previsto ao longo do corrente ano a abertura de cinco furos em prospectos e estruturas pré-identificadas para avaliar o potencial do Complexo Mamba.
Paralelamente, decorrem estudos de viabilidade de projectos combinados em larga escala de fornecimento de gás natural ao mercado nacional, regional e internacional (projectos de Gás Natural Liquefeito, produção de combustíveis líquidos, fertilizantes e outros projectos industriais).

São concessionários da área 4 da Bacia do Rovuma, cujo contrato de pesquisa e produção foi assinado em 2006, a Eni East África Moçambique (operador), com 70 porcento de participações, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (10 porcento), GALP Portugal com 10 porcento e Kogas Coreia do Sul com 10 porcento.

Nenhum comentário: