segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Angola/Sugerida maior valorização da cooperação científica


20 fevereiro 2012/AngolaPress

Huambo - A valorização da cooperação científica entre os investigadores da África Austral, com vista a encontrar-se solução para os problemas de segurança alimentar, ambientais e combater a pobreza e à miséria, foi sugerida hoje, segunda-feira, nesta cidade, pelo reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Cristóvão Simões.

Discursando na cerimónia de abertura do I seminário sobre o Centro da África Austral para Ciências e Serviços para Adaptação às Variações Climáticas e Uso Sustentável, o académico sublinhou que a valorização da cooperação vai ainda permitir impulsionar o desenvolvimento
sustentável dos países integrados na região austral do continente africano.

"Os Governos da África do Sul, Angola, Botswana, Namíbia e da Zâmbia, por reconhecerem o impacto significativo sobre as alterações climáticas dos solos nesta região austral devem cooperar para permitir o fortalecimento da capacidade cientifica e regional", frisou.

Participam no I seminário, promovido pelo Ministério do Ensino Superior, Ciências e Tecnologias, 75 pesquisadores em representação das 18 províncias do país.

O evento, que termina esta tarde, está a ser orientado pelo director nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério do Ensino Superior Ciência e Tecnologia, Gabriel Luís Miguel.

Da agenda de trabalho, consta a apresentação genética do projecto do Centro da África Austral para Ciências e Serviços para Adaptação às Variações Climáticas e Uso Sustentável em Angola.

Os participantes vão ser informados ainda sobre o memorando de entendimento do referido projecto, do seu plano cientifico integrado, projectos em curso em Angola, arranque faseado das actividades científicas, orçamento e construção do futuro centro na província do Huambo.

Nenhum comentário: