quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Moçambique/Descoberto jazigo de ferro em Laláua

28 agosto 2008/Notícias

Um consórcio indiano está neste momento envolvido em trabalhos de prospecção e pesquisa visando avaliar o potencial de um jazigo de ferro descoberto no posto administrativo de Meti, distrito de Laláua, província de Nampula. Trata-se da Damodar-Ferro, que tem indicações, baseadas em estudos preliminares, da existência de reservas de ferro que podem ser exploradas durante algumas décadas.

O consórcio iniciou no último sábado a abertura de uma via de acesso que vai permitir a ligação entre o posto administrativo de Meti e o de Iapala, no vizinho distrito de Ribáuè, no corredor ferroviário de Nacala. Esta acção visa, fundamentalmente, facilitar o escoamento do ferro em bruto de Iapala para o Porto de Nacala e deste local para os diferentes mercados internacionais interessados no produto.

Araújo Momade, administrador de Laláua, referiu que a rodovia, com cerca de 75 quilómetros, atravessa o rio Laláua, o que impõe a construção de uma ponte de betão capaz de suportar o peso das viaturas que estarão envolvidas no processo de escoamento da produção mineira do local de extracção para a estação ferroviária de Iapala.

Acrescentou que as informações relacionadas com a existência de ferro em Meti começaram a ganhar consistência a partir do final de 2002, quando um outro consórcio envolvendo empresas europeia e sul-africana decidiu realizar estudos de prospecção e pesquisa para confirmar a existência do minério, tendo sido positivo o resultado obtido.

Nessa ocasião, a concretização da fase de exploração do ferro não chegou a acontecer, devido ao impasse nas negociações atinentes à abertura de uma via rodoviária alternativa para o escoamento da produção para a região de Nioce, no distrito vizinho de Malema, por onde passa a linha férrea de Nacala, pois acarretava um investimento substancial que, no entender do proponente do projecto, devia ser repartido com o Governo.

O administrador de Laláua revelou que dos primeiros contactos entre o Governo local e o consórcio indiano em relação às vantagens da implementação do projecto naquele ponto recôndito da província de Nampula foi alcançado um acordo para a construção de salas de aula e uma unidade sanitária no regulado de Namacalo, localidade de Namarrepo, para benefício das populações.

Araújo Momade acrescentou haver outras acções prescritas pelo consórcio indiano no âmbito da sua responsabilidade social, mas que a sua aprovação será feita de forma conjunta, visando não somente prevenir o desperdício de fundos, mas sobretudo para responder às reais preocupações das populações.

Soubemos da nossa fonte que as empresas fomentadoras de culturas como tabaco e algodão, além dos produtores do sector familiar, entre outros intervenientes no processo de comercialização de produtos alimentares, terão as suas operações de escoamento facilitadas com a abertura de novas vias de acesso ligando o interior e o corredor ferroviário na zona de Iapala.

Nenhum comentário: