terça-feira, 26 de agosto de 2008

Brasil/Festival de Teatro Lusófono está aberto nos Diários

Por Thamirys Viana - Edição Governo/timoronline 26 agosto 2008
Teresina vai conferir espetáculos de Moçambique, Cabo Verde, Angola, Portugal e São Tomé
O Festival de Teatro Lusófono foi aberto na noite desse domingo, 24, no Clube dos Diários e apresentação do espetáculo Cabaré da RRRRRaça, com o grupo Bando de Teatro Olodum, que mistura teatro, dança, percussão e expõe no palco as mais diversas manifestações do racismo e da discriminação contra os negros.
Até o dia 30 de agosto, Teresina vai conferir espetáculos de Moçambique, Cabo Verde, Angola, Portugal, São Tomé e Príncipe, Brasil e ainda vai conhecer as experiências do Timor Leste transmitidas pela atriz Lucélia Santos, que estará em Teresina na quarta-feira.
A presidente da Fundação Estadual de Cultura, Sônia Terra, afirmou que este festival representa um momento especial para o teatro piauiense. “É um marco na história das artes cênicas, um momento de confraternização, troca de experiência e de muita riqueza para a cultura piauiense e por isso o Governo do Estado acreditou no projeto do grupo Harém de Teatro e abraçou essa proposta”, comenta.
O festival, segundo Francisco Pellé, diretor do evento, representa um fato singular para o teatro piauiense, não por trazer espetáculos de diferentes países, mas por priorizar formação e informação, com a realização de workshops, conferências e troca de experiências, além de lançamento de livros.
O festival começou a ser desenhado há 10 anos, durante evento realizado no Rio de Janeiro. A partir daí, foi criada uma rede de intercâmbio entre artistas e diretores de teatro da Língua Portuguesa. “O FestLuso foi pensado para ocupar todos os espaços culturais de Teresina e levar espetáculos para as ruas e praças de Teresina. É um presente para as companhias de Teresina”, ressalta Pellé, destacando que o evento coloca o Piauí no topo das artes cênicas do Brasil, vai abrir portas e permitir o acesso ao público de grandes espetáculos”, comenta.
O diretor de teatro Arimatan Martins, curador do FestLuso, garante que as atrações foram selecionadas com critérios. “Procuramos grupos que sejam representativos em seus países”, comenta.
Na abertura do festival, o representante de Moçambique, Clemente Tsamba, traz a Teresina o espetáculo Magia Negra, que será apresentado no dia 30 de agosto e aborda a magia dos antepassados que são transmitidos às gerações mais novas. “Minha expectativa com relação ao festival é a melhor possível”, declara, afirmando que viu e aprovou algumas coisas das companhias locais.
O FestLuso é um festival que tem como objetivo a valorização da Língua Portuguesa e traz para o público local a experiência de diretores e atores portugueses, como Gisela Cañamero, que vai ministrar o workshop sobre criação teatral, na Escola Técnica de Teatro Gomes Campos. O grupo de Teatro Extremo, que já esteve em Teresina, volta à cidade especialmente para este encontro internacional com a peça Pedro e o Lobo.
Da África, além de Moçambique, a escritora e atriz Isabel Vicente, que mora em Portugal há seis anos, sua expectativa é das melhores.
Se para os artistas e diretores que vieram de fora, o festival é algo especial, para os piauienses, o FestLuso é mais que a promoção de uma confraternização, mas um encontro de gente que, além de comungar o mesmo idioma, enxerga no teatro uma forma de linguagem. Segundo Tarcido Prado, esse é um grande momento do teatro piauiense, pois é difícil reunir seis países num mesmo local e com a mesma proposta, que é fazer teatro.

Programação abrange todos os espaços

Para quem pretende ver bons espetáculos, a programação traz o clássico piauiense Raimunda Pinto, Sim Senhor!, de Chico Pereira. Com 17 anos em cartaz, a peça conta a história de uma jovem cearense, feia, pobre e com lábio defeituoso e subdesenvolvida que consegue superar todos os desafios longe de sua terra. A peça está em cartaz nesta segunda-feira, 25.
No dia 26, o grupo de teatro do Centro Cultural Português do Mindelo encena Mulheres na Lajinha e no dia 27, será a vez do Teatro Fórum de Moura, de Moçambique, mostrar a Magia Negra.
Na quinta-feira, 28, o Teatro Extremo apresenta Pedro e o Lobo, no Theatro 4 de Setembro, a partir das 20h. Logo após, às 21h, Lirinha, do Cordel do Fogo Encantado vai encantar como ator com a peça Mercadorias e futuro.
Na sexta-feira, 29, o grupo de teatro de pesquisa Serpente apresenta Nojoe no dia 30, a diretora Gisela Cañamera mostra o espetáculo As velhas.
Além do Theatro 4 de Setembro, a programação abrange o Teatro Municipal João Paulo II, com as peças Nojo, O Marinheiro, Mistério Cômico, Instantâneo, Sr. Milhões ou o doido e a morte, O esqueleto do cozinheiro Akli.
No circuito alternativo, no Teatro Estação, o público vai conferir Camões é um poeta rap, Eu só quero me mover, Chá das quintas, Auto da barca no inferno, Diário de uma ladra, Identidade lusófona.

Nenhum comentário: