domingo, 24 de agosto de 2008

Moçambique/Dentro dos próximos anos: todos os distritos terão escolas pré-universitárias

Maputo, 23 agosto 2008 - Todos os distritos terão, até 2015, pelo menos uma escola pré-universitária. A Direcção Nacional de Construções do Ministério da Educação e Cultura espera concluir até ao final deste ano as obras de construção de 11 escolas secundárias no país, acções enquadradas no plano de alargamento e expansão do ensino. Igualmente, segundo apurámos, para o próximo ano está programada a construção de outras 24 obras de vulto, das quais se contam as da Universidade Zambeze (UniZambeze) em Sofala, e os Institutos Politécnicos de Tete, Manica e Gaza.

Segundo dados revelados pela Direcção Nacional de Construções Escolares, embora o ritmo de construção de infra-estruturas do ensino pré-univeresitário esteja acelerado, nem todos os distritos possuem este tipo de estabelecimentos de ensino, o que faz com que muitos alunos continuem a deslocar-se de um ponto para o outro à procura de um estabelecimento de ensino do género.

Entretanto, o MEC aponta que este ano registou-se um aumento de 8,3 por cento do número de alunos nas escolas, tendo sido matriculados 5,2 milhões de alunos, contra 4,8 milhões do ano passado.

Quanto à rede escolar, este ano houve um registo de mais 783 escolas que abriram ou introduziram novos níveis de ensino, contra 722 do ano transacto.

No que se refere ao Ensino Técnico-Profissional, descrito pelo Governo como uma alavanca para a formação de quadros que irão trabalhar nas diversas frentes de combate à pobreza, o Ministério da Educação e Cultura aponta que houve um aumento de 31.207 o ano passado, para 31.254 este ano, compreendendo presentemente a rede escolar 49 escolas públicas.

Por outro lado e por forma a elevar a qualidade de ensino, o sector da Educação e Cultura indica estarem em curso acções com vista à consolidação do currículo do Ensino Básico e reformas do currículo do Ensino Secundário Geral.

Por outro lado, está em curso a criação do Sistema Nacional de Garantia de Qualidade e Acreditação e em curso a elaboração do Regulamento da Lei do Ensino Superior. (Notícias)

Nenhum comentário: