sábado, 31 de maio de 2008

América Latina - EM DEFESA DO AQÜÍFERO GUARANI *

[ADITAL] Agência de Informação Frei Tito para a América Latina
www.adital.com.br


COMUNICADO DE IMPRENSA

Quinta-feira, 29 de Maio de 2008
XXIII Encontro de Dioceses de Fronteira

Bispos, Religiosos e leigos da Argentina, do Brasil, Paraguai e Uruguai reuniram-se em Concórdia em prol da preservação do Aqüífero Guarani

O 23o Encontro de Dioceses de Fronteira da Igreja Católica realizou-se de 26 a 28 de maio, em Concórdia, Entre Ríos (Argentina) com a participação de delegados da Argentina, do Brasil, Paraguai e Uruguai.

O tema do encontro foi: "Os vizinhos se encontram para bendizer a Deus pelo dom do Aqüífero Guarani e para escutar, compartilhar e refletir sobre sua importância e preservação para a vida de nossos povos".

Participaram 80 delegados de 17 dioceses: Salto, Tacuarembó, Melo e Mercedes de Uruguai; Concordia, Gualeguaychú, Goya, Paraná, e Rosario, da Argentina; Uruguaiana, Bagé, Frederico Wesphalen, Chapecó e Santo Ângelo, do Brasil e Encarnación, do Paraguai. Entre os participantes houve dez bispos. Do Uruguai estavam o Bispo de Salto, Mons. Pablo Galimberti, o Bispo Auxiliar de Salto, Mons. Heriberto Bodeant, o Bispo emérito de Salto, Mons. Daniel Gil, e o Bispo de Tacuarembó, Mons. Julio Bonino. As delegações se constituíram por numerosos sacerdotes, religiosas e leigos.

A partir de exposições de especialistas e de testemunhos de pessoas vinculadas com a problemática do Sistema Aqüífero Guarani e mais geral sobre a água na região, os participantes foram descobrindo uma perspectiva comum sobre estes temas e encontrando desafios que os chamaram a assumir alguns compromissos, formulados da seguinte maneira:

"- Assumir, em nossos planes pastorais, compromissos diretos ligados à questão ecológica e ao meio ambiente.

- Fortalecer a mística que nos anima através da Palavra de Deus para sentir-nos animados na missão.

- A partir das conclusões da V Conferencia Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada em Aparecida, "descobrir o dom da Criação, sabendo contemplá-la e cuida-la como casa de todos os seres vivos e matriz da vida do planeta, a fim de exercitar responsavelmente o senhorio humano sobre a terra e sobre os recursos, para que possa render todos seus frutos em sua destinação universal, educando para um estilo de vida de sobriedade e de austeridade solidárias" (474).

- Desde a Mesopotâmia: tomar consciência do que significa viver ´entre rios´, próximo da água, de tanta água útil.

- Colocar os pobres, os ‘descartados’ de hoje, que estão sofrendo as conseqüências mortais da privação, da contaminação e da mercantilização da água no centro das preocupações.

- Relacionar-se com outros movimentos que têm a ver com o ambiente na região.

- Criar consciência de que estas preocupações devem concretizar-se em uma legislação e / ou em tratados ou acordos bilaterais interprovinciais, inter-regionais e internacionais, que amparem o cuidado com a vida.

- Em Entre Ríos, gerar consciência em torno à reforma constitucional para que a temática ambiental seja convenientemente incluída."

Os participantes combinaram a realização do próximo encontro em 2009, de 18 a 20 de maio, em lugar a confirmar.


* CONFERENCIA EPISCOPAL DO URUGUAI


Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para: Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - Brasil

Para receber o Boletim de Notícias da Adital escreva a adital@adital.com.br

Nenhum comentário: