quarta-feira, 14 de maio de 2008

Portugal/Galp vai importar 4 mi de barris de petróleo venezuelano

Caracas, 13 maio 2008 (Lusa) - A petrolífera portuguesa Galp assinou cinco acordos com a Petróleos da Venezuela (PDVSA), prevendo importações de petróleo de 4 milhões de barris em 2009, a liquefação e comercialização conjunta de gás e a construção de quatro parques eólicos.

Os acordos foram assinados pelos presidentes da GALP e da PDVSA na presença do presidente venezuelano, Hogo Chávez, e do primeiro-ministro luso, José Sócrates.

Além de ter começado com cerca de uma hora de atraso, a cerimônia foi longa, com um discurso de mais de uma hora de Chavez, em que interpelou por várias vezes o presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, e os empresários portugueses envolvidos em negócios com a Venezuela.

Alternando ataques violentos a adversários com notas de humor, Chavez fez críticas aos Estados Unidos, elogiou a população portuguesa, citou o socialismo de Sócrates, as padarias da comunidade portuguesa e pediu palmas para o presidente da Galp e para o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

"Que o nosso primeiro petroleiro chegue a Lisboa antes de Sócrates", disse, numa referência à visita oficial de três dias do primeiro-ministro português.

Gás e energia eólica

Em relação à política energética, PDVSA e Galp assinaram um acordo para o desenvolvimento de projetos de liquefação de gás natural.

O acordo prevê a constituição de duas empresas mistas, uma para cada projeto, em que a Galp terá uma participação de 15%.

O compromisso prevê ainda que a Galp poderá adquirir uma quantidade equivalente a 2 bilhões de metros cúbicos por ano de gás natural, algo que o Executivo de Lisboa define como "fundamental" para a segurança de abastecimento.

PDVSA e Galp assinaram um memorando para avaliação de um terceiro projeto de gás liquefeito, um acordo para o estudo conjunto de desenvolvimento do Bloco Boyaca 6 na Faixa Petrolífera de Orinoco, local que será visitado na quarta-feira pelo primeiro-ministro luso.

As companhias petrolíferas assinaram ainda acordos para a negociação entre 2 e 4 milhões de barris de petróleo por ano e um projeto para a construção de quatro parques eólicos na Venezuela.

Segundo a Galp, os quatro novos parques eólicos venezuelanos terão uma capacidade de 72 megawatts.

Textos anteriores
Petrolífera estatal da Venezuela passará a negociar em euro
Venezuela nega congelamento de ativos de petrolífera
Petrolífera lusa pode ter 20% em consórcio venezuelano

Nenhum comentário: