terça-feira, 20 de maio de 2008

Brasil/Petrobras é a terceira maior empresa das Américas em valor de mercado

São Paulo, Brasil, 20 maio 2008 - A petrolífera brasileira Petrobras tornou-se a terceira maior empresa das Américas em valor de mercado, atrás apenas das norte-americanas Exxon Mobil e General Electric, informou segunda-feira o jornal Folha de São Paulo.

De acordo com o jornal, que cita um estudo da empresa de consultoria Economática, o valor de mercado das acções da petrolífera brasileira ascendeu a 287,17 mil milhões de dólares, até 16 de Maio, superando a norte-americana Microsoft.

As acções da estatal brasileira registaram subidas, nos últimos dias, fazendo o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo bater recordes históricos.

Nos últimos doze meses, o valor de mercado da estatal mais que duplicou, impulsionado por descobertas de petróleo no litoral brasileiro, como os campos de Tupi e o de Carioca.

O estudo da Economática mostra que a Exxon Mobil, com um valor de mercado de 489,64 mil milhões de dólares, lidera a lista seguida pela General Electric (320,25 mil milhões de dólares) e a Microsoft (279,3 mil milhões de dólares), na quarta posição.

Na semana passada, a Petrobras anunciou um lucro de 4,22 mil milhões de dólares, no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 68 por cento em relação ao mesmo período de 2007 e acima das previsões dos analistas.
(macauhub)

Nenhum comentário: