quarta-feira, 22 de maio de 2013

BRICS, Brasil/Rede de Fellows do BRICS Policy Center



Centro de Estudos e Pesquisas BRICS, BRICS Policy Center http://bricspolicycenter.org (Brasil)

O BRICS Policy Center tem o prazer de anunciar o lançamento de um novo recurso em seu website: a Rede de Fellows do BPC.

Esta nova página tem o intuito de apresentar todos os Pesquisadores Visitantes que já participaram do programa (Fellowship) no Centro, assim como informações sobre suas produções acadêmicas
, além de uma breve biografia. Através da Rede de Fellows do BPC, os interessados poderão contatar diretamente os pesquisadores estrangeiros através de seus e-mails e, assim, contribuimos para a promoção do diálogo sobre temas e questões relacionadas aos BRICS e/ou outros temas relevantes.

Alexandra Arkhangelskaya
Nacionalidade: Russa
Período de pesquisa no BPC: 01 de fevereiro de 2012 a 01 de março de 2012
Breve currículo: Alexandra Arkhangelskaya é Doutora (PhD) em Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Africanos, da Academia Russa de Ciências. Desde 2011, é Diretora do Centro para Informação e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Africanos (da Academia Russa de Ciências) e membro do Conselho Científico do Comitê Nacional para Pesquisa sobre BRICS. Trabalhou como pesquisadora do Instituto de Estudos Africanos, parte da Academia Russa de Ciências. Suas pesquisas concentram-se em temas ligados a potências emergentes da agenda africana, BRICS, relações da África, IBAS, África do Sul e política externa sul africana. 

Aparajita Biswas
Nacionalidade: Indiana
Período de pesquisa no BPC: 06 de maio de 2012 a 6 de junho de 2012
Breve currículo: Aparajita Biswas é Professora e Diretora do Centre for African Studies, University of Mumbai, Índia. Possui mestrado pela Jadavpur University, Kolkata (Calcutta), e doutorado (Ph.D) em Estudos Africanos pela Mumbai University. Nos últimos 25 anos, Dra. Biswas esteve envolvida com pesquisas e trabalhos sobre questões africanas e atua principalmente nos seguintes temas: relações Índia-África, a questão do petróleo na África, segurança energética, organizações regionais na Ásia e África, região oceânica da Índia e da África, e as regiões sul e sudeste da África. Seu último livro, intitulado Post-Apartheid South Africa’s Relations with the Neighboring Countries, foi publicado em 2007, pela Asian Books Pvt. Ltd, New Delhi.
Clique aqui para assistir à entrevista com Dr. Aparajita Biwas, fellow do BRICS Policy Center no Núcleo de COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO.

Haibin Niu
Contato: haibinniu@gmail.com
Nacionalidade: Chinesa
Período de pesquisa no BPC: 01 de outubro de 2012 a 30 de novembro de 2012
Breve currículo: Haibin Niu (China) possui doutorado em Relações Internacionais pela School of International Relations and Public Affairs, Fudan University, Shanghai. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Adjunto no Institute for International Strategic Studies, da Shanghai Institutes for International Studies (SIIS) e Pesquisador do Center for American Studies, SIIS. No BRICS Policy Center, Dr. Niu contribuiu para o núcleo de pesquisa “Política Internacional e Agenda Multilateral” com pesquisa avaliou a estratégia chinesa para os BRICS e como a China percebe o papel do grupo na formação da estrutura da futura ordem internacional, bem como, nas relações Sino-Latino Americanas. 
Clique aqui para assistir à entrevista com Dr. Haibin Niu, fellow do BRICS Policy Center no Núcleo de POLÍTICA INTERNACIONAL E AGENDA MULTILATERAL.

HE Wenping
Contato: hewenping66@163.com
Nacionalidade: Chinesa
Instituição: Institute of West Asian & African Studies (IWAAS)/ Chinese Academy of Social Sciences (CASS)Período de
Pesquisa no BPC: 19 de março de 2013 a 19 de abril de 2013
Breve currículo: Dra. He Wenping é pesquisadora sênior em estudos africanos da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS). Sua área de pesquisa abrange as relações da África com a China e as principais potências ocidentais, a transição democrática africana, além do papel das potências emergentes e seu desempenho internacional, incluindo o desenvolvimento dos países Brics. Publicou livros e artigos sobre os tópicos acima e, em particular, sobre a ajuda internacional à África e a comparação da política de ajuda e eficácia entre potências emergentes e países desenvolvidos, como "Emerging Partners and their Impact on African Development" e "China's Aid to Africa: Policy Evolution, Characteristics and its Role". 

Janis van der Westhuizen
Contato: jvdw@sun.ac.za 
Nacionalidade: Sul-africana
Período de pesquisa no BPC: 15 de julho de 2012 a 15 de agosto de 2012
Breve currículo: Janis van der Westhuizen é mestre em Ciência Política pela Universidade de Stellenbosch e Ph.D. também em Ciência Política pela Universidade de Dalhousie, Canadá. Atualmente é professor da Universidade de Stellenbosch. No BRICS Policy Center, Dr. Janis contribuiu para com os trabalhos do Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade com um projeto que fará reflexões sobre a África do Sul enquanto país-sede da Copa do Mundo de 2010. 

Krishnendra Meena
Contato: meena.krishnendra@gmail.com
Nacionalidade: Indiano
Período de pesquisa no BPC: 01 de dezembro de 2012 a 01 de janeiro de 2013
Breve currículo: Krishnendra Meena possui doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Jawaharlal Nehru (Nova Deli). Atualmente, ocupa o cargo de Professor Assistente no Centre for International Politics, Organization and Disarmament - School of International Studies, da universidade Jawaharlal Nehru. No BRICS Policy Center, Dr. Meena contribuiu para o núcleo de pesquisa “Análises da Economia e Política” e sua pesquisa pretende examinar as vertentes político-geográficas e geopolíticas de pensamento sobre "regiões" e regionalização.
Clique aqui para assistir à entrevista com Dr. Meena, fellow do BRICS Policy Center no Núcleo de ANÁLISES DA ECONOMIA E POLÍTICA.

Lucy Corkin
Contato: Lucy.Corkin@rmb.co.za
Nacionalidade: Sul-Africana
Período de pesquisa no BPC: 15 de abril de 2012 a 15 de junho de 2012
Breve currículo: Lucy Corkin possui bacharelado e licenciatura em Relações Internacionais, é mestre em Ciência Política pela Stellenbosch University, Stellenbosch, África do Sul (2004) e Doutora (PhD) pela School of Oriental and African Studies (SOAS), University of London, (2011). Seu princiapal foco de pesquisa é o financiamento de infra-estrutura pública chinesa em Angola. Desde setembro de 2008, é pesquisadora associada do Africa-Asia Centre, SOAS. No BRICS Policy Center, Dra. Corkin contribuiu para as pesquisas do núcleo de Desenvolvimento, Comércio, Finanças e Investimentos, com um projeto buscou traçar o perfil e comparar a identidade corporativa dos países BRICS na África, com atenção particular às interações entre o governo de cada país e a intenção das empresas que investem na África.

Clique aqui para assistir à entrevista com Dra. Lucy Corkin, fellow do BRICS Policy Center no Núcleo de DESENVOLVIMENTO COMÉRCIO FINANÇAS E INVESTIMENTOS

Narnia Bohler
Contato: nbohlermuller@hrsc.ac.za
Nacionalidade: Sul-Africana
Período de pesquisa no BPC: 15 de novembro de 2011 a 15 de dezembro de 2011
Breve currículo: Narnia Bohler-Mullher possui doutorado em Direito pela Universidade de Petroria, África do Sul.  Atualmente, é Diretora e Pesquisadora no African Institute of South Africa (AISA), além de ser Professora de Direito na Vista University e na Nelson Mandela Metropolitan University (NMMU), onde, de 2007 a 2009, ficou entre os dez melhores pesquisadores. No BRICS Policy Center, Dra. Narnia contribuiu para as pesquisas do núcleo de Política Internacional e Agenda Multilateral. 

Niranjan Calindi
Contato:niranjan@cess.ac.in
Nacionalidade: Indiano
Instituição: Center for Economic and Social Studies
Período de pesquisa no BPC: 1 de setembro a 30 de novembro de 2012
Short bio: Dr. Calindi possui doutorado em Economia pela Universidade de Jawaharlal Nehru (Nova Deli), especializado em economia da mudança tecnológica com ênfase sobre os direitos de propriedade intelectual. Atualmente, é professor associado do Centro de Estudos Econômicos e Sociais (Centre for Economic and Social Studies - CESS), Hyderabad. No BRICS Policy Center, Dr. Calindi contribui para o grupo de pesquisa “Sistemas de Inovação e Governança do Desenvolvimento” com uma pesquisa que avalia a capacidade tecnológica e os sistemas de patentes dos países do BRICS.
Clique aqui para assistir à entrevista com Dr. Calindi, fellow do BRICS Policy Center no Núcleo de SISTEMAS DE INOVAÇÃO E GOVERNANÇA DO DESENVOLVIMENTO.

Payal Banerjee
Contato: payal.banerjee@gmail.com 
Nacionalidade: Indiana
Período de pesquisa no BPC: 15 de maio de 2012 a 31 de julho de 2012
Short bio: Payal Banerjee é professora assistente do Departamento de Sociologia da Smith College, Massachusetts, Estados Unidos. Banerjee realiza pesquisas sobre economia política global, migração e desenvolvimento. Suas publicações na Critical Sociology, Race, Gender, and Class, IFJP, Irish Journal of Anthropology, Women's Studies Quarterly e em outros volumes editados focaram nos trabalhadores indianos na área de TI nos Estados Unidos, migração de trabalhadores qualificados e políticas de visto de trabalho. A pesquisa de Banerjee sobre minorias chinesas na Índia e relações sino-indianas foi publicada em Huaqiao Huaren Lishi Yanjiu (Overseas Chinese History Studies, em mandarim), Security and Peace, e no China Report. Seu trabalho recente foca em economia política do desenvolvimento sustentável na Índia, tendo aparecido como um Occasional Paper do Instituto das Nações Unidas de Pesquisa do Desenvolvimento Social. Payal Banerjee foi professora do Graduate Program in International Affairs (GPIA), The New School, Nova Iorque, e da Sikkim University, Gangtok, Índia. Foi também professora visitante em FLAME, Pune, Índia. Além de ensinar classes gerais de sociologia, Banerjee também oferece cursos sobre economia política global, gênero, migração, teoria, métodos de pesquisa, sobre Índia e China.
Clique aqui para assistir à entrevista com Dra. Payal Banerjee, fellow do BRICS Policy Center no Núcleo de DESENVOLVIMENTO URBANO E SUSTENTABILIDADE

Ravni Thakur Banon
Nacionalidade: Indiana
Período de pesquisa no BPC: 10 de janeiro de 2012 a 28 de fevereiro de 2012
Breve currículo: Ravni Thakur Banon é Professora Associada do Departamento de Estudos do Leste Asiático, Delhi University. É bacharel em Literatura e Língua chinesa pela Jawahar Lal Nehru University, possui diploma em Língua Chinesa pela Universidade de Beijing, além de ser mestre em Development Studies pelo Institute of Social Studies, The Hague. Possui doutorado (Ph.D) pelo Sinology Institute, Leiden University, Leiden.  Entre 2002 e 2004, trabalhou como Pesquisadora Visitante na Delhi University e entre 2005 e 2010 atuou como diretora do Instituto Euro-Asia na Jamia Millia Islamia, também em Nova Déli. Ela é autora de diversos artigos e publicações acadêmicas, dentre eles os livros “Across the Himalayan Gap: A Chinese Quest for Understanding India” (2010) e “Chinese Intellectuals Reflect on India Today”.
 
Victoria Panova
Contato: v.panova@inno.mgimo.ru
Nacionalidade: Russa
InstituiçãoMoscow State Institute of International Relations (MGIMO) - University, MFA Russia
Período de pesquisa no BPC: 01 de junho de 2012 a 15 de julho de 2012
Breve currículo: Victoria Panova é Ph.D. em Relações Internacionais pela Moscow State University of International Relations (MGIMO) e, desde agosto de 2004, é Professora Associada de Relações Internacionais do Departamento de Relações Internacionais e Política Externa da Rússia da mesma Universidade. É também Diretora da Filial russa dos Grupos de Pesquisa G8, G20 e BRICS (baseada na Universidade de Toronto) desde junho de 2003.
Clique aqui para assistir à entrevista com Dra. Victoria Panova, fellow do BRICS Policy Center no Núcleo de POLÍTICA INTERNACIONAL E AGENDA MULTILATERAL.

Zhou Zhiwei
Contato: zhouzw@cass.org.cn
Nacionalidade: Chinesa
Período de pesquisa no BPC: 01 de Janeiro de 2012 a 28 de Fevereiro de 2012
Breve currículo: Zhiwei Zhou é Doutor em Política Internacional pelo Instituto de América Latina, da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS), Pequim, China. Fez Licenciatura em História pela Faculdade de História da Universidade Normal de Hunan, Changsha, Província de Hunan, China e Mestrado em História da América Latina pela Faculdade de História, do Instituto de Ciências Humanas na Universidade de Hubei, Wuhan, Província de Hubei, China. De 2007 a 2008 foi Professor Visitante no Instituto de Relações Internacionais da USP. Desde 2002, é Pesquisador Associado do Departamento de Relações Internacionais do Instituto de América Latina e Secretário-Geral do Centro de Estudos Brasileiros do ILAS, CASS. Especializou-se em relações diplomáticas do Brasil, estudos brasileiros e relações regionais da América Latina. Possui ainda um estudo programado no Brasil a respeito do “Mecanismo de Administração de Recursos Naturais do Brasil”, financiado pela Fundação Ford. 

Nenhum comentário: