quinta-feira, 23 de maio de 2013

Brasil/UNILAB: Prazo de submissão de propostas para comunicações termina dia 02 de junho

21 maio 2013, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) http://www.unilab.edu.br (Brasil) 

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)

Termina no próximo dia 02 de junho de 2013 o prazo de submissão de propostas para comunicações para a II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial que será dedicada ao tema “Língua Portuguesa Global – Internacionalização, Ciência e Inovação”. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de outubro em Lisboa, Portugal.


A Comissão Organizadora abre espaço à submissão de propostas de resumo de comunicação, em língua portuguesa, que não excedam os 1.500 caracteres (incluindo espaços), explicitamente enquadradas em uma das cinco áreas temáticas abaixo indicadas:

Tema I: Língua Portuguesa: Ciência e Inovação
Tema II: Internacionalização e Indústrias Culturais
Tema III: Ensino e Formação
Tema IV: Diversidade Linguística: Políticas
Tema V: Estado de Implementação do Acordo Ortográfico

A Conferência contará com a presença de eminentes pensadores e oradores sobre as questões que aproximam as ideias da Língua Portuguesa daquelas que se prendem à inovação, ao desenvolvimento, à difusão e à aplicação do conhecimento; terá ainda a participação alargada da sociedade civil, através de eventos paralelos, de natureza política, cultural, econômica ou midiática, emanados de várias organizações, associações e Ordens profissionais.

A assistência sem apresentação de comunicação é livre, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição de 25 €. Não serão aceites propostas que não sejam submetidas através do formulário disponível no site do evento.

Objetivos
A II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial é uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Constitui o segmento inicial de uma reunião de Ministros da CPLP, destinada a avaliar, entre outros assuntos, o estado de execução do Plano de Ação de Brasília, aprovado em 2010, aquando da I Conferência.

A organização desta Conferência resulta de um consórcio entre três Faculdades de Letras e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas com centros de investigação em linguística (Universidades de Lisboa, de Coimbra e do Porto e Universidade Nova de Lisboa), todas representadas na Comissão Organizadora, de modo a conferir à sua preparação uma base acadêmica de nível nacional.

Sendo seu objetivo avaliar a implementação do Plano de Ação de Brasília, nela se retomará, como elementos estruturais, as grandes secções desse plano, a que se acrescentarão temas debatidos em sucessivas reuniões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Nenhum comentário: