quarta-feira, 29 de maio de 2013

Brasil/Angola acolhe quarta reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP



29 maio 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)
 
Brasília - A República de Angola foi escolhida para acolher em Outubro a quarta Reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP, conforme relatório final da reunião das Mesas dos Grupos Nacionais do Parlamento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que vinha decorrendo desde terça-feira em Brasília.

O Parlamento Angolano esteve presente na reunião de Brasília, que decorreu até segunda-feira, com uma delegação chefiada pela segunda-vice-presidente da Assembleia Nacional, Joana Lina Ramos Baptista, e que integrou os deputados Cândida Celeste da Silva, Panzo Joaquim, Alcides Sakala, Odete Joaquim e o secretário-geral da Assembleia Nacional, Joaquim Pedro de Neri.

A concretização da realização da Assembleia na segunda quinzena de Outubro próximo na capital angolana ainda depende de algumas articulações a serem feitas entre o Parlamento Angolano e a actual presidência da Assembleia Parlamentar da CPLP, assegurada por Timor Leste.

Durante dois dias, parlamentares de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal São Tomé e Príncipe abordaram, entre outras, questões ligadas à preparação da quarta reunião dos Parlamentos da CPLP, à revisão dos Estatutos e Regimento da Assembleia Parlamentar da CPLP, aspectos ligados à sede da organização, seu secretariado permanente e quotização dos membros.

A Rede de Mulheres da Assembleia Parlamentar da CPLP que se reuniu igualmente em Brasília fez um balanço dos trabalhos realizados, tendo decidido que todos os parlamentos devem enviar até Junho, os relatórios referentes à implementação do Plano de acção aprovado em Díli em Setembro de 2011.

Os deputados pronunciaram igualmente a favor do estreitamento  das relações com o Secretariado Executivo da CPLP, tendo em vista a participação em missões de observação eleitoral.

Nenhum comentário: