sexta-feira, 11 de julho de 2008

Membros da CPLP iniciam no dia 17 preparação de cúpula

Lisboa, 11 julho 2008 (Lusa) - Os trabalhos oficiais de preparação da reunião de cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão ocorrer nos dias 17 e 18 deste mês, em Lisboa, na 17ª Reunião Ordinária de Pontos Focais de Cooperação.

Deste encontro de representantes dos oito países lusófonos vai sair parte da agenda da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, marcada para o dia 25.

Na reunião da próxima semana, responsáveis de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste vão analisar cerca de uma dezena de projetos de cooperação, alguns já em curso, outros em fase de preparação.

Serão debatidos o relatório de atividades do triênio 2006-08 e os acordos celebrados entre a CPLP, organizações internacionais e instituições dos países do bloco, além da aplicação do Plano Indicativo de Cooperação.

Em discussão estará ainda a execução dos Centros Regionais de Excelência, em especial o de desenvolvimento empresarial, em Angola, e o de administração pública, em Moçambique.

Os responsáveis diplomáticos da cooperação vão analisar também a aplicação de novos projetos, como a Cartilha Escolar de Leitura, o A Cor da Cultura e o Microcrédito como Forma de Luta contra a Pobreza - Reforço e Capitalização de Boas Práticas.

Em cima da mesa também vai estar a proposta de concretização da terceira edição do Curso Internacional de Alta Direção em Administração Pública.

Por último, os representantes dos oito países da CPLP vão trocar informações sobre uma série de programas em curso, como a elaboração de um plano estratégico para o Timor Leste e a assinatura do programa de cooperação do bloco para a aplicação da Convenção das Nações Unidas sobre a Desertificação.

Será ainda efetuado um balanço da conferência "Cumprir Bissau - Obstáculos ao Cumprimentos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", além de se discutir a situação do credenciamento do Secretariado Executivo da CPLP na Comissão Européia.

Textos anteriores
C
hefes de polícia da CPLP se reúnem 5ª feira em Brasília
Órgão da CPLP para idioma vê em acordo chance de renascer
Marinhas lusófonas querem reforço de Portugal e Brasil

Nenhum comentário: