sexta-feira, 25 de julho de 2008

Moçambique/SADC tem estratégia para garantir complementariedade económica e industrial

23 julho 2008/Televisão de Moçambique

Ministério da Industria e Comércio diz que a SADC tem uma estratégia para garantir a complementaridade económica e industrial. Trata-se do programa designado desenvolvimento, industrialização e melhoria da tecnologia, já em debate na região.
Depois de realizar com sucesso a supressão de vistos para livre circulação de pessoas em bens, a SADC agora ruma para zona de livre comércio. A base de partida para esta fase é caracterizada por diferentes estágios e padrões de desenvolvimento económico, deixando reinar a ideia de que apenas alguns países mais avançados na região é que vão tirar proveito efectivo da integração. Mas o Governo diz que não. Que a integração não é apenas económica. E mesmo que fosse existem já arranjos para garantir a complementaridade das economias, à partida pouco competitivas entre si.
Nesta integração, o esforço presente dos países deverá centrar-se na busca de vantagens competitivas sectoriais, para o incremento do comércio entre eles, que é em última analise a meta da SADC.
Com mais de 200 milhões de pessoas, a SADC tem um Produto Interno Bruto estimado em 467 biliões de dólares.
A Africa do Sul, um dos motores económicos da região, é responsável por 68% deste PIB. Exporta para região 19% das suas mercadorias, e importa 7%, devido à fraca agressividade comercial dos restantes países da região.

Nenhum comentário: