quinta-feira, 31 de julho de 2008

Moçambique/Telecomunicações nas zonas rurais: TDM vira-se para China a procura de financiamento

31 julho 2008/Notícias

O governo, através da empresa pública Telecomunicações de Moçambique (TDM),está a negociar com a República Popular da China a concessão de um financiamento no valor de 25 milhões de dólares para o programa de expansão da rede de telecomunicações nas zonas rurais. A rede fixa cobre actualmente 82 distritos, mas espera-se que os restantes sejam abrangidos até 2010.
Para além da rede de telefonia fixa, segundo informações reveladas no decurso da visita de trabalho que o ministro da Planificação e Desenvolvimento efectuou ontem àquela empresa, as TDM estão igualmente a dedicar atenção particular à expansão da fibra óptica pelas capitais provinciais.
Joaquim de Carvalho, Presidente do Conselho de Administração das TDM, disse, a propósito, que a sua empresa está a envidar esforços para que até ao final do presente ano a fibra óptica chegue às três capitais provinciais não cobertas até o momento, nomeadamente Tete, Pemba e Lichinga.
Disse que, seguramente, as cidades de Tete e Pemba estarão ainda este ano ligadas àquele sistema de transmissão de dados e imagens. Sobre Lichinga, ainda pairam dúvidas se beneficiará da fibra óptica este ano ou no primeiro trimestre de 2009.
Ainda no concernente à fibra óptica, as TDM estão neste momento a implantar um sistema alternativo que poderá ser accionado em caso de avaria do principal.
Entretanto, num outro desenvolvimento, Joaquim de Carvalho disse que as TDM, face à concorrência do mercado derivada, sobretudo, da telefonia móvel, estão neste momento empenhadas na introdução de novos produtos e serviços, como por exemplo o “backborn” da transmissão da fibra óptica, a internet de banda larga, através da tecnologia “ADSL”, entre outros, como o telefone fixo-móvel.
Relativamente a este último produto, Joaquim de Carvalho disse que o único constrangimento neste momento é o elevado custo do telefone, que no mercado internacional está à volta de 100 dólares, quantia que não é sustentável particularmente para a população rural do nosso país.
O ministro Aiuba Cuereneia, falando a jornalistas depois do encontro que manteve com a direcção das TDM, disse estar satisfeito com o trabalho que está a ser feito naquela companhia de telecomunicações, sobretudo pela resposta que tem conseguido dar aos desafios do país, nomeadamente no que se refere ao princípio de tornar o distrito pólo de desenvolvimento”. (Notícias)

Nenhum comentário: