sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Moçambique/Crise energética na África do Sul não afecta o país

Maputo, 24 janeiro 2008 - Moçambique não será prejudicado pela crise energética na África do Sul, país onde é transformada a energia eléctrica que abastece alguns Estados da África Austral, garantiu quarta-feira um administrador da empresa pública de Electricidade de Moçambique (EDM).
"Não há perigo de Moçambique ser afectado pela crise na África do Sul, porque a energia consumida em Moçambique só passa pela África do Sul, mas é produzida em Moçambique, na Hidroeléctrica de Cahora Bassa", disse o administrador para a área de redes da EDM, Augusto de Sousa Fernando.
A África do Sul, a maior economia de África, está a impor restrições no abastecimento de energia eléctrica a nível interno e tenciona também limitar o fornecimento de energia a países vizinhos, como forma de controlar a carência com que se debate há já alguns meses.
A imprensa sul-africana noticiou na terça-feira que devido às carências energéticas, a Eskom ia reduzir as exportações de electricidade para os países vizinhos, incluindo Moçambique.
Segundo Augusto de Sousa Fernando, Moçambique necessita anualmente de 250 megawatts e "há um acordo de trânsito com a África do Sul para que este fornecimento não seja interrompido" em nenhum caso.
"De todos os países que fazem parte da rede de distribuição da energia eléctrica na África Austral, Moçambique é o que não sofre o risco de perturbações no fornecimento, porque é auto-suficiente", enfatizou o administrador para a área de redes da EDM.
Augusto de Sousa Fernando lembrou que a barragem moçambicana da HCB produz anualmente acima de mil megawatts, "muito além do que Moçambique utiliza neste momento".
Fernando disse ainda que a escassez energética na África do Sul e em toda a região era já previsível, por não terem sido feitos investimentos no aumento da capacidade de produção, que acompanhassem os aumentos do consumo provocados pelo desenvolvimento industrial e pelas necessidades internas. (AngolaPress)

Nenhum comentário: