sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

PIB cresceu em 2007 acima do previsto - Banco de Moçambique

Maputo, 25 janeiro 2008 - A economia moçambicana deverá ter registado em 2007 um crescimento superior aos 7,6 por cento inicialmente previstos, afirmou quinta-feira em Maputo o governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove.
Na sessão de abertura do 32º Conselho Consultivo do Banco de Moçambique, Gove disse que os dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas relativos ao período de Janeiro a Setembro de 2007 revelam que a economia cresceu 7,6 por cento.
"Um tal número permite-nos antever que, terminada a avaliação geral, a economia terá crescido em 2007 acima do projectado", enfatizou o governador do Banco de Moçambique.
O governo definiu para 2007 uma meta de sete por cento para o crescimento do PIB, uma inflação média anual de 6,4 por cento e um nível de reservas internacionais capazes de sustentar cerca de cinco meses de importações de bens e serviços.
Apesar de um desempenho relativamente positivo, a economia moçambicana sofreu os efeitos da alta de preços do petróleo e de cereais básicos no mercado internacional, com impacto negativo ao nível da balança de pagamento e nos indicadores da inflação, destacou o governador do Banco de Moçambique.
Mas esse quadro menos positivo não impediu que a moeda nacional, o metical, registasse uma apreciação nos últimos meses do ano em relação às grandes moedas estrangeiras em circulação em Moçambique, nomeadamente o dólar e o rand.
Já no mercado monetário, as taxas de juro conheceram ligeiras reduções, como resultado da injecção de capital à economia, que foram superiores a 2006, acrescentou Ernesto Gove. (macauhub)

Nenhum comentário: