sábado, 26 de janeiro de 2008

Brasil/Fórum Social Mundial promove ações de mobilização popular no Rio

Irene Lôbo * Repórter da Agência Brasil

Brasília, 26 janeiro 2008 - O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras em que ocorrem hoje (26) atividades no 7º Fórum Social Mundial (FSM). No Dia da Mobilização e Ação Global, diversas tendas temáticas foram montadas ao ar livre no Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, para discutir os temas de interesse do FSM, que é um contraponto ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça.

São um total de oito tendas, que têm os seguintes temas: Idéias, Trocas e Economia Solidária, Alimentação, Conexão Mundial, Audiovisual, Artes Cênicas, Crianças e Ponto de Encontro. Há também diversas tendas menores, que contam com a presença de representantes da sociedade civil mundial, que abordam assuntos como educação, questão indígena, sindicalismo e até religião.

O coordenador do movimento Rio Com Vida (nome do evento do Fórum Social Mundial no Rio de Janeiro), Bruno Cattoni, explica que o objetivo da manifestação de hoje (26) é divulgar o significado do Fórum Social Mundial. “É uma mobilização de todos os povos que pensam um mundo livre, um outro mundo possível, no mesmo dia da conferência de Davos, em que estão discutindo o futuro do dinheiro e esquecendo o futuro do ser humano”, disse.

Diversas autoridades de renome nacional e internacional participam da mobilização no Rio de Janeiro, entre elas o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, o teólogo e escritor Leonardo Boff, o diretor teatral Augusto Boal, o senador Roberto Saturnino Braga (PR-RJ), entre outros. Na manhã de hoje (26), eles participaram de uma conferência virtual ao vivo com 41 cidades em todo o mundo.

Cattoni explica que a mobilização no Rio de Janeiro, que começou às 10h, continua até as 21h e prevê a participação de 10 mil pessoas. Segundo ele, até o momento vieram ao Fórum cerca de 2 mil pessoas. Durante todo o dia, haverá apresentações de dança, teatro e música, e às 19h, um show com o cantor Martinho da Vila.

A 7ª Edição do Fórum Social Mundial no Brasil ocorre em pelo menos oito cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Belém.

Diferentemente do que ocorre desde 2001, o Fórum Social Mundial, neste, não está sendo realizado em uma única cidade, mas em oito cidades do Brasil de 72 países. O evento reúne movimentos sociais, redes, organizações não-governamentais e outras organizações da sociedade civil.

* Colaborou Vladimir Platonow

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/01/26/materia.2008-01-26.6996391399/view


Leia mais

Fórum Social Mundial promove ações e mobilização amanhã em mais de 100 cidades

Fórum Social Mundial descentraliza atividades para aumentar participação popular

Edição do Fórum Social Mundial deste ano contará com atividades em 72 países

Unesco aponta crescimento mundial da educação primária e dificuldade de acesso aos mais pobres

Internet é mais cara nos países pobres do que nos ricos, afirma especialista

Rio abre preparativos para o Fórum Social Mundial 2009

Nenhum comentário: