sábado, 26 de janeiro de 2008

Angola/País pretende fomentar turismo

Luanda, 25 enero 2008 – Angola está a participar na Feira Internacional de Turismo de Estocolmo, com o propósito de promover o turismo de negócios e encontrar empresas que possam apresentar projectos de investimentos em infra-estruturas hoteleiras e turísticas no país, disse quinta-feira, na Suécia, o director nacional das actividades turísticas, Januário Marra.
Em declarações à imprensa, o responsável angolano disse pretender encontrar parceiros interessados em investir, sobretudo na área de alojamento, por ser um dos subsectores onde se regista muitas carências.
Segundo Januário Marra, os parceiros internacionais, principalmente os nórdicos, podem ajudar no desenvolvimento turístico de Angola, porque têm capital financeiro.
Neste momento, acrescentou, o segmento turístico existente em Angola é o chamado turista de negócios e serviços, mas pretende-se mudar o tipo de turista para o país, podendo agregar, no futuro, os de férias e lazer.
Para o gestor, esse desiderato será atingido se as condições forem criadas e se também haver capacidade de resposta de alojamento em Angola. “Em função dos investimentos que estão a ser realizados, tenho a certeza absoluta de que isso vai acontecer e que, dentro de três ou quatro anos, nós vamos aumentar o número de turistas no país”- disse.
“O número de turistas que visita Angola ronda entre 250 mil a 300 mil por ano. Pensamos aumentar pelo menos numa primeira fase até 500 mil turistas”- informou.
De acordo com o gestor, o sector está atento aos eventos que acontecerão em Angola e nos países vizinhos nos próximos anos, daí a necessidade de trabalharem na criação de condições para atrair turistas da Suécia e de outros países nórdicos (Dinamarca, Noruega e Finlândia).
Dos eventos importantes a serem realizados nos próximos anos, o responsável indicou a Conferência Mundial sobre Diamantes e o campeonato Africano das Nações em Futebol, a decorrerem em Angola.
Além dos eventos que o país vai acolher, disse, o sector prepara-se também para receber turistas que vão assistir o Campeonato do mundo de futebol, a decorrer em 2010, na África do Sul.
Por sua vez, o embaixador de Angola no Reino da Suécia, Países Nórdicos e Estados Bálticos da Estónia e Lituânia, Domingos Culolo, destacou a importância do turismo para o desenvolvimento de Angola.
"Considero a feira internacional como um fórum importante na busca de investimentos para o nosso país”, salientou.
Segundo o diplomata, num momento em que o Governo está engajado na busca de investimentos para o país, visando combater a pobreza, o turismo propicia oportunidades para que diversas personalidades políticas e económicas possam conhecer melhor Angola.
Domingos Culolo defendeu o incentivo à criação de empresas turísticas, capazes de empregar os jovens e outras pessoas, tirando a população do desemprego em que se encontra.
Angola participa pela primeira na feira de Estocolmo e dispõe de um stand, onde estão expostos brochuras informativas e imagens das belezas naturais do país e de alguns artistas angolanos.
O evento conta com representantes de 31 países e de 400 empresas do sector turístico. (AngolaPress)

Nenhum comentário: