quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Brasil/A VERDADE CONTRA O JOGO SUJO NA CAMPANHA DO 2º TURNO

18 outubro 2010/Vermelho http://www.vermelho.org.br

A frase final da nota em que o comando tucano-privatista tenta negar o envolvimento com a montanha de panfletos ilegais contra Dilma Rousseff apreendidos neste final de semana numa gráfica em São Paulo é esclarecedora do instinto raivoso que orienta a campanha do neoliberal José Serra. Gráfica, aliás, da qual Satiko Kobayashi, irmã de um dos coordenadores da campanha tucana, Sérgio Kobayashi, é dona de 50%.

“A Igreja Católica não é a CUT”, diz aquela nota num tom arrogante de desrespeito para com os religiosos que apoiam Dilma e as centrais sindicais e demais organizações de trabalhadores e profissionais que, como aquela frase insinua grosseiramente, cumpririam ordens de comandos de campanha. A insinuação constrange organizações independentes, religiosas ou não, e que legitimamente participam da disputa eleitoral.

A frase é reveladora dos métodos esquivos de campanha da direita e seus aliados. A montanha de panfletos – a gráfica foi contratada para produzir 2,2 milhões, dos quais a Polícia Federal apreendeu um milhão – infringe a lei e a moralidade em vários e importantes pontos. O papelório, que foi apresentado como se tivesse a chancela da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (que prontamente desmentiu qualquer relação com aquela encomenda criminosa), contém mentiras contra a candidata Dilma Rousseff e a campanha das forças democráticas e populares neste segundo turno.

O maremoto de baixarias contra Dilma, cujo epicentro está nas cercanias da campanha do privatista José Serra, inspira uma reflexão sobre a natureza das campanhas políticas.

Disputas eleitorais existem para que os candidatos possam expor à sociedade as ideias e programas para dirigir o país, cabendo ao eleitor a decisão, que será revelada nas urnas. A cabine eleitoral é a arena onde estes rumos diferentes se confrontam, e o eleitor precisa estar suficientemente esclarecido a respeito das opções em jogo.

Não é o que se vê na campanha tucana, cujo jogo sujo serve para confundir o eleitor e esconder dele suas propostas neoliberais, antinacionais e antidesenvolvimentistas que não podem confessar no horário eleitoral. E que, por isso, são camufladas por mentiras, calúnias, injúrias e muita desconversa. Como os fariseus do Evangelho, batem no peito e proclamam uma religiosidade que até as paredes da Catedral da Praça da Sé, em São Paulo, sabem que é falso; como diz o adágio popular, são “santinhos do pau oco”; proclamam-se contra o aborto, sabendo tratar-se de questão de saúde pública; escondem suspeitos de roubo de arrecadações de campanha; difundem mentiras sobre as relações da esquerda brasileira com forças insurgentes de outros países; cobrem-se de opróbrio ao mentir sobre o tráfico de drogas; enxovalham o passado altaneiro e patriótico de Dilma Rousseff mentindo sobre sua participação na resistência contra a ditadura, sua prisão e as torturas que sofreu.

A campanha eleitoral é um momento de verdade, mas não é isso o que se vê na campanha tucana em que o jogo sujo é o biombo para esconder o programa neoliberal que infelicitou o país quando eles estiveram na Presidência, com Fernando Henrique Cardoso e José Serra. Programa que o eleitor rejeitou em 2002, 2006 e vai voltar a derrotar este ano.

Os tucanos transformaram a campanha eleitoral num jogo de tudo ou nada. Repetem o mesmo figurino da direita que sempre foi fator de atraso e instabilidade no cenário político. Como não podem esclarecer seus propósitos, tratam a campanha eleitoral na ponta da faca. Sem força social ou política para saídas golpistas com as quais sonham, usam a força da mídia sob seu controle para seu jogo sujo. Demonstram querer tomar a Presidência da República de assalto, a qualquer custo, escondendo seu programa inconfessável atrás de palavras sonoras.

“Contra a mentira deles, a nossa verdade, o nosso trabalho”, disse o presidente Lula, reagindo a essa campanha de ódio marcada pela falta “de caráter e de hombridade”. Lula tem razão; é a disputa limpa, leal e de peito aberto que faz a democracia avançar. O eleitor vota com o cérebro e o coração; junta raciocínio e sentimento e sua escolha revela a adesão a um programa para o país e para os brasileiros. Por isso precisa ficar atento ao que os candidatos dizem na propaganda e comparar com o que fizeram no governo. É uma comparação fatal para o neoliberalismo tucano, da qual seu candidato José Serra foge.

Mas o eleitor vota também com suas ações combativas. Ocupa as ruas e praças para manifestar sua opção avançada. A mobilização é a força do povo contra o poder do dinheiro e do monopólio da mídia patronal. É a maneira mais eficiente de proclamar ao país qual o caminho escolhido. A convencer os indecisos e iludidos. A deixar claro: no dia 31 de outubro o eleitor não se engana e vota em Dilma Rousseff para o Brasil continuar mudando.

Nenhum comentário: