segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Brasil: Descendente de escrava moçambicana tem um sonho: conhecer Moçambique

9 outubro 2010/Rádio Moçambique e O Norte de Minas

Em Buenópolis, 37 idosos estão recolhidos no Asilo dos Vicentinos. São 17 homens e 20 mulheres. A casa de apoio é mantida com ajuda da população, entidades filantrópicas, aposentadorias dos idosos e da prefeitura.

Um dos moradores do local é Sr. Tibúrcio Carlos dos Santos que, segundo funcionários e colaboradores do asilo, pode ser o homem mais velho do Brasil. Com voz frágil, de pouca audição, mas ainda com vigor para tecer um tapete, o velho senhor pode ter chegado aos 115 anos de vida. Através de relatos dele mesmo, chegou à casa de apoio há 30 anos, onde se sente feliz.

Tibúrcio diz que a sua mãe chegou ao Brasil num navio negreiro, foi escrava e morou na região de Diamantina. Depois conseguiu fugir para Curimataí, hoje comunidade rural de Buenópolis.

A coordenadora do Asilo, Fabrícia Cristiane Silva, diz que Tibúrcio pode ter sido casado e teve três filhos. E que um dia a mulher fugiu levando os filhos, abandonando-o após uma discussão. O velho senhor, descendente de escravos, ainda tem um sonho por realizar: conhecer Moçambique, país onde tem origem sua família e pelo qual ele tem profunda admiração.

Por Luiz Montes (O Norte de Minas)

Nenhum comentário: