quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Angola/Ministra exorta pesquisadores a trabalharem para sustentabilidade da humanidade

Luanda, 27 outubro 2010 (Angola Press) – A ministra do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, exortou hoje, em Luanda, os pesquisadores, académicos e governantes a primarem em acções que garantam um futuro sustentável para a humanidade.

Falando na abertura das Segundas Jornadas Científicas da Universidade Óscar Ribas, Cândida Teixeira fez saber que este desenvolvimento é humano, social, económico e ambiental, e consiste no desenvolvimento do presente que não comprometa as gerações vindouras.

Em Angola, disse, à semelhança de outros países em vias de desenvolvimento, se perspectiva encontrar soluções para os problemas inerentes ao combate à fome, redução da pobreza, segurança alimentar, grandes epidemias do século, como as doenças endémicas, e a preservação da biodiversidade.

“Isto serve apenas para dizer que todos nós concorremos para solucionar os problemas na busca do bem-estar da população, representando o compromisso maior do Executivo angolano”, explicou.

Para si, o sector do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia tem a responsabilidade de contribuir para a resolução desses problemas, com soluções que tenham presente o princípio da sustentabilidade, de forma a não comprometer o futuro do país.

Fraseando o Presidente da República no seu discurso proferido na abertura do ano legislativo da Assembleia Nacional, a ministra Cândida Teixeira reafirmou que o principal desafio do seu pelouro cinge-se nas preocupações do chefe da nação, “que quadros devemos formar em quantidade e qualidade?”, e uma das respostas é aquela que suporta a formação de quadros comprometidos com o desenvolvimento sustentável do país.

Assim sendo, segundo a governante, se deve afirmar o compromisso de todos na garantia de um futuro melhor para as próximas gerações.

Nenhum comentário: