segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Moçambique/Guebuza por uma maior cooperação económica entre africanos e árabes

10 outubro 2010/Rádio Moçambique e AIM

Elias Samo Gudo, da AIM, em Sirte, Líbia

O presidente Armando Guebuza afirmou que os países africanos e árabes devem trabalhar em parceria para resolver os actuais problemas que ofuscam o alcance do almejado desenvolvimento económico.

Guebuza falava este domingo à imprensa moçambicana na cidade mediterrânica de Sirte, capital política da Líbia, que marcou o fim da Segunda Cimeira Afro-Árabe, que juntou 66 Chefes de Estado e de Governo para discutir estratégias de incremento da cooperação ente os países arabes e africanos.

Para Guebuza, os países predominantemente árabes precisam dos países africanos porque têm recursos e vice-versa, que devem ser reciprocamente complementados para produzir riqueza mútua.

Aliás, disse Guebuza, a recente crise financeira internacional provou que os países árabes que colocam as suas poupanças em bancos europeus e americanos perderam vários triliões de dólares norte-americanos, que possivelmente não lhes poderão vir recuperar.

Desta feita, explicou o estadista moçambicano, se os países árabes tivessem investido em África parte dessas elevadas somas em dinheiro muito possivelmente teriam a oportunidade de recuperar.

Com relação ao ambiente que caracteriza a relação entre estes dois grupos de países, Armando Guebuza manifestou a sua satisfação, ao afirmar que o desafio é criar mecanismos que possam permitir que essa cooperação se concretize.

No caso concreto de Moçambique, o governo está interessado em ver mais investimentos para tirar proveito dos recursos que os países árabes têm na área de infra-estruturas e, muito em particular, na agricultura.

Alias, este foi um dos temas abordados pelo presidente no discurso que proferiu durante o evento, ao afirmar que 'um dos desafios que temos pela frente se prende com o défice da produção de alimentos'.

Questionado se Moçambique teria conseguido aproveitar a oportunidade para fazer contactos de investimento, o Guebuza respondeu que o país nunca parou de trabalhar junto de seus parceiros árabes, explicando que muitos dos frutos vão chegar como resultado do trabalho que tem sido feito ao longo deste tempo.

'Este momento (a cimeira) foi de afirmação para dizer que estamos ingressados em trabalhar juntos', ressaltou o Chefe de Estado, acrescentando que foi mais um momento de continuação de contactos para a sua materialização.

Guebuza também disse que Moçambique não está satisfeito com o nível de cooperação com relação aos investimentos, apesar de a mesma ser excelente a nível político.

Na ocasião, Guebuza citou, a título ilustrativo, o Estado do Kuwait pela ajuda que tem vindo a conceder a Moçambique, em projectos de construção de infra-estruturas entre outros fundamentais no programa de desenvolvimento do país.

A Cimeira de um dia tinha por objectivo impulsionar o investimento e as trocas comerciais, incluindo o Plano Estratégico da Parceria Afro-Árabe, Plano de Acção 2011/16 e a Declaração Política, que vai plasmar as posições dos líderes africanos e árabes sobre uma série de assuntos de interesse comum. (RM/AIM)

Nenhum comentário: