quinta-feira, 10 de junho de 2010

Moçambique/Desenvolvimento rural: Associações unificadas

As associações e cooperativas da região sul do país, que operam na área de desenvolvimento rural, concluíram já o processo da sua unificação, com a eleição dos primeiros membros dos órgãos sociais, que vão substituir a comissão instaladora que vinha dirigindo o projecto até então.

10 junho 2010/Notícias

Designada Rede de Associações e Cooperativas para o Desenvolvimento Rural de Moçambique (RADER), a agremiação tem como objectivo principal facilitar a interacção e troca de experiências em assuntos que constituem agenda nacional em matéria de desenvolvimento rural, para que estas possam beneficiar dos incentivos que o Governo e outros actores têm vindo a colocar à disposição.

A RADER foi criada em Abril de 2009, mas os seus órgãos só foram eleitos este ano, após a aprovação recente, pelo Ministério da Justiça, dos respectivos Estatutos. A criação deste fórum é da iniciativa de um grupo de associações, cooperativas e pessoas singulares das três províncias da região sul do país.

Issufo Tankar, eleito presidente da organização, explicou que a rede surge como resultado de um processo de reflexão que arrancou em princípios de 2009, num seminário de discussão de estratégias de Revolução Verde, onde foram identificados alguns aspectos que pudessem beneficiar as associações e cooperativas.

Acrescentou que apesar de funcionar na região sul, a RADER é de âmbito nacional, dai que o desafio é a sua expansão para outros pontos do país.

“Tem se sido dito que os sectores Agrícola, Pescas e outros considerados importantes beneficiam de subsídios de combustível e também de reduções na tarifa de energia, mas se formos a consultar quantas as associações beneficiam destas iniciativas, veremos que quase nenhuma delas”, disse Tankar, para quem a ideia da criação da rede surge da necessidade de associações e cooperativas beneficiarem do apoio governamental, principalmente do Orçamento de Iniciativas Locais (OIL).

Nenhum comentário: