terça-feira, 22 de junho de 2010

Guiné-Bissau/Governo e ONU organizam conferência sobre reforma da defesa e segurança

Bissau, 22 junho 2010 - O governo da Guiné-Bissau e o Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz naquele país organizam entre quarta e quinta-feira uma conferência internacional sobre o sector de defesa e segurança, soube-se hoje (terça-feira) de fonte oficial.

Segundo um comunicado do governo enviado hoje aos jornalistas, a conferência tem como principal objectivo "auscultar opiniões e contribuições de diferentes sensibilidades nacionais e internacionais sobre a reforma do setor de defesa e segurança".

Durante o encontro, que terminará com a apresentação da Declaração de Bissau, serão debatidos temas como a desmobilização e recrutamento, fundo de pensões, recursos humanos e capacidade institucional.
Na conferência será também apresentado o programa preliminar para a reunião de alto a nível a realizar em Nova Iorque pela ONU para a mobilização de apoios financeiros para o Fundo de Pensões, essencial para dar início à reforma do setor de defesa e segurança.

A conferência "Transformar o sector de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau" é aberta pelo Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, e encerrada pelo Primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior.

Nenhum comentário: