terça-feira, 8 de junho de 2010

Cabo Verde/Ministra pesquisa boas práticas da justiça no Brasil

Praia, 8 junho 2010 (Angola Press) - Uma delegação ministerial de Cabo Verde está, desde início da semana, no Brasil a conhecer as boas práticas da estrutura judicial daquele país sul-americano, disse uma fonte oficial citada hoje (terça-feira) pela "Asemana".

Fazem parte da comitiva a ministra da Justiça, Marisa Morais, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Arlindo Medina, e o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Pereira.

Durante a visita, que se estende até à próxima quinta-feira, a delegação cabo-verdiana vai reunir-se com os representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Superior Tribunal Militar, do Tribunal Superior Eleitoral e do Ministério da Justiça.

“Os representantes deverão conhecer as boas práticas do judiciário brasileiro e também os programas desenvolvidos pelo CNJ, como o Projecto Começar de Novo - voltado para a ressocialização dos presos - e os projectos de informatização do judiciário brasileiro”, informa o CNJ, em nota.

A visita da delegação é fruto do termo de cooperação firmado em Abril deste ano. Na ocasião, o conselho brasileiro doou 40 computadores ao sistema judicial cabo-verdiano e os dois países comprometeram-se a trocar experiências sobre a Casa de Justiça e Cidadania - projecto brasileiro - e a Casa do Direito de Cabo Verde.

A delegação cabo-verdiana será recebida pelo presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso. “O Conselho pretende estreitar os laços com a comunidade internacional e levar as boas práticas adoptadas pelo Judiciário brasileiro a outros países”, indica a nota do CNJ.

Nenhum comentário: