quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sector petrolífero contribui com 55 por cento para PIB de Angola

Luanda, Angola, 23 junho 2010 - O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Abraão Gourgel, afirmou terça-feira, em Luanda, que o sector petrolífero contribui actualmente com 55 por cento para o Produto Interno Bruto (PIB) do país, de acordo com a agência noticiosa angolana Angop.

O governador do banco central disse ainda que após o sector petrolífero surgem o sector do comércio/serviços, com uma participação de 20 por cento para o PIB e o da pecuária/pescas com 10 por cento.

Ao falar na sessão de encerramento do V Encontro de Juristas Bancários de Angola, aberto segunda-feira, Abraão Gourgel realçou que o peso da produção petrolífera no PIB do país ainda é bastante significativo e acrescentou que para alterar o quadro actual está em curso o programa de desenvolvimento sectorial do Governo, que estabelece como prioridade os sectores da agricultura, agro-indústria e construção civil.

Referiu que a aposta nestes três sectores se deve ao facto de serem os que maiores condições de geração de emprego e de rendimentos, a curto prazo, garantem, além de contribuírem para a redução das importações de bens de consumo.

Tendo como base anos de 2005 a 2009, disse que a taxa de crescimento do PIB foi, neste período, de 15 por cento, enquanto as taxas reais médias de crescimento dos sectores agrícola, industrial e da construção civil foram de 16, 24 e 26 por cento, respectivamente.

Com a duração de dois dias, o encontro teve por finalidade discutir os problemas que os bancos enfrentam e colmatar as lacunas jurídicas que existem nestas instituições, tendo sido organizado pela Associação Angolana de Bancos. (macauhub)

Nenhum comentário: