terça-feira, 8 de junho de 2010

Aumento dos preços dos diamantes permitiu a reactivação de algumas explorações em Angola

Luanda, Angola, 8 junho 2010 - O aumento dos preços dos diamantes nos mercados internacionais permitiu o arranque ou a reactivação de algumas explorações diamantíferas, afirmou no passado fim-de-semana o presidente da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama).

Durante a inauguração do projecto mineiro Luana, no município de Lucapa, província da Lunda Norte, Carlos Sumbula disse que, embora os preços nos mercados estejam ainda aquém do que se verificava antes da crise financeira internacional, o aumento entretanto ocorrido veio dar um novo alento ao mercado diamantífero.

Carlos Sumbula manifestou-se confiante que tudo está a ser feito no sentido de que o arranque das minas desactivadas aconteça com a maior brevidade possível, numa acção concertada entre o governo provincial da Lunda Norte, Ministério da Indústria e Geologia e Minas, a Endiama e as comissões sindicais dos trabalhadores.

O projecto diamantifero Luana vai produzir inicialmente 3 mil quilates de diamantes, a vida útil da mina, a céu aberto, está estimada em seis anos e o investimento está calculado em 28 milhões de dólares. (macauhub)

Nenhum comentário: