quarta-feira, 4 de março de 2009

Jornalistas lusófonos pedem entidade representativa na CPLP

Cidade da Praia, 3 mar (Lusa) - A Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, acolhe, entre quarta e sexta-feira, o terceiro encontro de jornalistas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que vai analisar a possibilidade de criação de uma entidade que represente a categoria no espaço lusófono.

Em declarações à Agência Lusa, Hulda Moreira, presidente da Associação de Jornalistas de Cabo Verde (Ajoc), entidade que organiza a iniciativa, disse que a reunião pretende dar continuidade aos trabalhos já lançados em encontros realizados no ano passado em Malange (Angola), em abril, e São Paulo, em agosto.

Dos oito Estados-membros da CPLP, apenas não estarão representados no encontro da Cidade da Praia as associações representativas do Timor Leste, por razões financeiras, e de Portugal, que, porém, se manterá em "permanente contato" com os trabalhos, acrescentou Hulda, que é também jornalista da delegação da RTP África em Cabo Verde.

Angola estará representada no encontro pela Associação de Jornalistas Econômicos (Ajeco) e pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ) e o Brasil pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), enquanto Moçambique e São Tomé e Príncipe estarão presentes com os respectivos sindicatos da categoria.

Hulda Moreira disse que ainda espera que o Sindicato dos Jornalistas da Guiné-Bissau possa estar presente, apesar dos assassinatos do presidente da República, João Bernardo Nino Vieira, e do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Tagmé Na Waié.

O encontro deverá contar com as presenças do ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, José Brito, atualmente na Guiné-Bissau, na sessão de abertura, e do presidente do Parlamento cabo-verdiano, Aristides Lima, no encerramento.

Além de lembrar as atas das reuniões de Malanje e de São Paulo, os participantes vão analisar o panorama da imprensa nos respectivos países e discutirão as propostas de estatutos para os órgãos sociais, designação e insígnia da entidade que vier a ser criada.

Nenhum comentário: