terça-feira, 31 de março de 2009

Angola teve crescimento real de 92% em 4 anos, diz ministro

Luanda, 31 março 2009 (Lusa) - A economia angolana apresentou uma taxa média de crescimento de 9,6%, entre 1989 e 2007, tendo registrado um crescimento real de 92,4% entre 2004 e 2007, disse o ministro angolano da Economia, Manuel Júnior.

Segundo ele, os resultados mostram que em apenas quatro anos o país “quase que duplicou o Produto Interno Bruto (PIB), o que é assinalável, já que corresponde a uma taxa média anual de crescimento real de aproximadamente 17,8%”.

Júnior considera "fundamental" que o país continue a crescer economicamente para implementar os programas de combate à pobreza e desenvolva os projetos de reabilitação de infra-estruturas e as reformas institucionais.

O ministro angolano discursava no Fórum Econômico-Empresarial Angola-Holanda, e atribuiu a boa performance da economia angolana, entre as que mais crescem no mundo e também à estabilidade política que o país vive desde 2002, com a conquista da paz.

Nessa perspectiva assinalou que, “Angola tem garantido a reconstrução nacional e ao mesmo tempo dado passos seguros no sentido da estabilidade macroeconômica e do estabelecimento das bases para um desenvolvimento econômico robusto”.

“A estabilidade política e os investimentos na reabilitação e modernização das infra-estruturas produtivas e sociais têm conduzido à uma maior circulação de mercadorias e pessoas, ao aumento do investimento privado nacional e estrangeiro e a alterações estruturais fundamentais na economia”, declarou.

Além disso, Júnior afirmou que o “PIB não petrolífero tem crescido a um ritmo superior ao do setor petrolífero, o que constitui um sinal positivo”.

“Depois do período de hiperinflação, em que se atingiu, em 1996, uma taxa acumulada de 3.000%, o país tem registrado nos últimos anos taxas de inflação próximas dos 10%, nomeadamente 12,2% em 2006, 11,79% em 2007 e 12,8% em 2008”, frisou.

Apesar dos cenários traçados por várias instituições internacionais, que apontam para uma queda da economia angolana em 2009, Júnior disse que o país vai continuar a crescer, este ano, acima dos 3%, num ambiente de estabilidade.

Nenhum comentário: