segunda-feira, 2 de março de 2009

Crise reforça importância do elo luso-brasileiro, diz Portugal

São Paulo, 28 fevereiro 2009 (Lusa) - O vice-ministro português das Comunidades, António Braga, afirmou sexta-feira, em São Paulo, que a crise econômica internacional reforça a importância da cooperação entre Portugal e o Brasil.

“Quanto mais se acentua a crise, mais importante se torna a cooperação estratégica entre os dois países”, disse o secretário de Estado, no segundo dia de visita oficial ao Brasil.

António Braga salientou, na sessão solene dos 30 anos do Arouca Clube de São Paulo, que Portugal e Brasil “são dois vértices de um triângulo estratégico”, formado também pela África lusófona.

O secretário de Estado das Comunidades frisou que os dois países “têm uma visão sobre o Mundo muito próxima” e que é preciso que a cooperação estratégica “se faça para além dos afetos, com tradução no Mundo dos negócios”.

“Portugal e Brasil podem ser uma ponte de ligação entre a União Europeia e o Mercosul”, disse António Braga, para quem a aproximação luso-brasileira tem “um futuro cada vez mais solidário”.

O secretário de Estado das Comunidades afirmou igualmente que a sua presença na sessão solene do Arouca Clube foi “uma homenagem a toda diáspora portuguesa” e também ao “pujante” movimento associativo português.

“Portugal dará um sinal de apoio especial a essas associações. Portugal dará uma nota a todo esse esforço”, destacou.

António Braga defendeu a mobilização dos portugueses no exterior no processo de recenseamento eleitoral, e considerou como uma “excelente notícia” os 32.500 portugueses recenseados em São Paulo.

“É uma demonstração de empenho, de participação cívica. A responsabilidade do Estado português é responder ao mesmo nível com a aproximação da administração portuguesa”, disse.

Dos mais de cinco milhões de portugueses no exterior, cerca de dois milhões estão aptos a votar, mas apenas 190.000 fizeram o recenseamento, 32.500 em São Paulo.

O secretário de Estado das Comunidades disse que a estrutura diplomática de Portugal possibilitará o voto presencial dos emigrantes nas eleições para o Parlamento Europeu, em 7 de junho.

No segundo dia de visita a São Paulo, o secretário de Estado das Comunidades participou também numa reunião de trabalho com a direção da Energias do Brasil, subsidiária da EDP.

Hoje, António Braga visitará o consulado honorário de Portugal em Santos, onde se reunirá com os conselheiros eleitos e participará num almoço com a comunidade portuguesa.

Nenhum comentário: