sexta-feira, 29 de junho de 2007

Timor-Leste/“Analfabetismo é herança que temos de ultrapassar para o país se desenvolver mais rapidamente”

Primeiro-ministro Estanislau da silva em Metiaut lança campanha nacional de alfabetização

Díli, 28 de Junho de 2007 - O Governo assinalou em Metiaut, Díli , a 1 ª Aula da Campanha Nacional de Alfabetização, que se estende a todo o país com o mote “Sim, eu posso” – “Nunca é tarde para aprender, nunca é tarde para ensinar”.

“A alfabetização de adultos é um projecto nacional de primeira prioridade”, disse o Primeiro-Ministro Engº Estanislau da Silva.

“Lembro-me que, ao debatermos esta iniciativa em Conselho de Ministros , ficou decidido que, se fosse necessário, a srª Ministra da Educação cortava a realização de outros programas do Ministério para usar as verbas na realização da Campanha Nacional de Alfabetização”, disse o chefe do governo.

O senhor Presidente da República, Dr. José Ramos-Horta assinalou, com a sua presença em Metiaut, o lançamento da campanha, acentuando o carácter nacional e consensual desta prioridade.

O Primeiro-Ministro Engº Estanislau da Silva apelou às ONG, às organizações de Juventude, às organizações de Mulheres e aos órgãos de comunicação social para se associarem à promoção da Campanha e da alfabetização de adultos.

“O analfabetismo é uma herança que temos de ultrapassar para o país poder desenvolver-se mais rapidamente.”, disse o chefe do governo.

“A srª Ministra da Educação recordou que o analfabetismo atinge quase metade da população adulta. Mas, nas mulheres a percentagem é ainda mais elevada e chega aos 60%”, afirmou o Engº Estanislau da Silva.

“A questão da Mulher é também uma questão nacional e a Campanha Nacional de Alfabetização é um instrumento importante para promoção da mulher na sociedade timorense. Agora, temos deitar mãos à obra”, declarou o Primeiro-Ministro.

As autoridades de Timor-Leste agradeceram ao governo de Cuba o apoio e o empenhamento na tarefa de alfabetização de adultos.

A Campanha Nacional de Alfabetização tem a colaboração de onze assessores cubanos, nos distritos. São técnicos com longa experiência neste trabalho, que utiliza métodos de ensino áudio-visuais desenvolvidos e experimentados pelas autoridades de Educação de Cuba. Os seus bons resultados obtidos em Cuba, no Brasil e noutros países da América Latina, são reconhecidos em todo o Mundo.

A Ministra da Educação, Rosália Corte-Real, disse que a Campanha Nacional de Alfabetização terá um impacto social positivo muito alargado.

“A erradicação do analfabetismo trará grandes vantagens, como a melhoria de condições para aumento do nível de vida das populações, do nível de conhecimentos sobre a saúde e a qualificação profissional e do nível de conhecimento de direitos e deveres, para um mais completo exercício da cidadania”, disse Rosália Corte-Real.

“Vale a pena apostar neste empreendimento”, afirmou a ministra.

A responsável governamental anunciou que a campanha implica um vultuoso investimento. Foram contratados mais de 500 monitores para assegurar o funcionamento de 442 salas de aula, em todo o país. O encargo é suportado integralmente pelo Orçamento de Estado de Timor-Leste.

O Ministério da Educação prevê a alfabetização de cerca de 42 500 adultos por ano, reduzindo o número de analfabetos em mais 210 mil, nos 5 anos de duração da campanha.

Gabinete do primeiro-ministro

Ivana Belo / unugina2004@yahoo.com / +670 7243559.

Antonio Ramos Andre / antónio.m.andre@gmail.com / +670 7319905

Nenhum comentário: