sexta-feira, 29 de junho de 2007

Equador usa TVs comunitárias para promover diversidade cultural no país


Kelly Oliveira / Repórter da Agência Brasil

Brasília, 28 Junho 2007 - Meios de comunicação alternativos, como tv comunitárias, e centros culturais para atender a população são as principais estratégias do governo do Equador para promover a diversidade cultural no país. A informação é do ministro equatoriano de Cultura, Antonio Preciado, que participa do Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural, organizado pelo Ministério da Cultura do Brasil, em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Preciado é o primeiro ministro da Cultura do Equador - a pasta foi criada em janeiro deste ano.

Em entrevista à Agência Brasil, Preciado afirmou que o trabalho do governo é incentivar a integração nacional, com respeito às diferenças culturais que formaram a população equatoriana. Para isso, o ministro acredita que um dos instrumentos é a criação de canais de televisão comunitários em cada província do país. Esses canais serão interligados com um sistema de abrangência nacional.

Segundo ele, os primeiros canais comunitários deverão entrar no ar. “Queremos uma programação que reflita as identidades culturais”, disse Preciado.

Ele informou que outra linha de ação é a criação de centros culturais comunitários, localizados em vários locais do país. Nos centros, a população tem acesso a biblioteca e a salas de multiuso. Nesse caso, o ministro equatoriano afirmou que é necessária parceria com ativistas culturais e líderes comunitários que desenvolvem trabalhos nos centros culturais.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/06/28/materia.2007-06-28.5998186075/view

Leia mais sobre os assuntos

· Convenção torna cultura um fator de desenvolvimento e permite proteger patrimônio

· Convenção pela diversidade cultural fortalece políticas públicas brasileiras, diz representante da Unesco

Nenhum comentário: