quarta-feira, 27 de junho de 2007

Deputados buscam ajuda contra internacionalização da Amazônia

Vermelho / Brasília / Diovana Miziara / 26 Junho 2007

Integrantes da Comissão da Amazônia – Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Márcio Junqueira (DEM-RR), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) - e outros deputados da região Norte estiveram, nesta segunda-feira (25) reunidos no Palácio do Itamaraty com o Secretário Geral das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães para tratar das questões relacionadas a compra de áreas na Amazônia por Organizações Não Governamentais estrangeiras que estão sendo veiculadas na mídia.

“A Amazônia é alvo freqüente de denúncias. Desta vez soubemos do projeto de uma Agência Americana que diz querer preservar a Bacia Amazônica angariando fundos de doadores. Vamos fazer o que for possível para impedir este tipo de ajuda”, explica a presidente da Comissão, deputada Vanessa Grazziotin.

O Secretário Geral das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, ao ser questionado sobre as ações do Ministério das Relações Exteriores em vista deste fato, explicou desconhecer a informação. “Para a nossa surpresa o Itamaraty não tinha essas informações, mas já se prontificou a nos ajudar”, coloca a presidente.

O secretário desmentiu também que exista algum acordo internacional firmado pelo governo brasileiro. “Isso não é verdade. Não há nenhum acordo internacional”, frisou.

A deputada Perpétua Almeida explicou que os deputados estão atentos às questões que propõe a internacionalização da Amazônia. “Temos que ser vigilantes e alertar o Itamaraty . Queremos punição para este pessoal”, informa.

Ficou acordado que deputados, representantes do Ministério das Relações Exteriores e Incra vão se reunir para tratar desta questão e buscar soluções.

Presos
Além deste tema, esteve na pauta da reunião o tráfico de crianças e adolescentes para exploração sexual na divisa do Amapá com a Guiana Francesa e os brasileiros presos na Venezuela que não recebem nenhuma assistência do governo brasileiro. “Tragam o pedido formalizado que iremos ver o que podemos fazer por lá”, respondeu o secretário-geral.

http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=20424

Nenhum comentário: