sexta-feira, 29 de junho de 2007

Brasil / BNDES apóia operação que transforma frigorífico nacional no maior do mundo do setor


Alana Gandra / Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro, 28 Junho - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho, confirmou hoje (28) o apoio da instituição ao grupo JBS, controlador do frigorífico Friboi, na operação de compra da empresa norte-americana Swift, anunciada no final de maio passado, no valor de US$ 1,4 bilhão.

“Essa é uma operação interessante, que se inscreve na política de fortalecer empresas brasileiras competitivas a se tornarem atores globais. Empresas que possam operar não só no mercado brasileiro mas em outros mercados e, com isso, inclusive, alavancar a capacidade exportadora brasileira”, disse Coutinho.

Ele explicou que o fato de a Friboi já ter recebido no passado financiamento do banco para aquisição da Swift argentina, e agora para a Swift norte-americana lhe permite atuar nos Estados Unidos, na América do Sul e na Austrália. Com isso, a companhia amplia sua linha de carne bovina para suína e se torna a maior abatedora mundial de bovinos e a segunda de suínos.

“Portanto, ela se torna uma grande operadora do mercado de carnes, que é um mercado em expansão e que se espera permaneça com preços favoráveis, e é um exemplo de como o Brasil pode desenvolver empresas competitivas, com boa governança, que saem de um sistema arcaico de construção de negócios para um moderno”, analisou o presidente do BNDES.

Ele salientou que todas as empresas que se qualificarem nessa direção deverão merecer o apoio do banco. Coutinho espera apoiar novas operações similares em outros setores, no futuro. “Espero que esta possa ser a primeira operação de uma série”, manifestou.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/06/28/materia.2007-06-28.6298821128/view

Nenhum comentário: