quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Moçambique/Empresas reclamam protecção no gás

Empresários nacionais defendem a necessidade de adopção de medidas proteccionistas na área de hidrocarbonetos para que as empresas moçambicanas não sejam “esmagadas” por congéneres externos com mais experiência, capacidade financeira e “know-how”.
A preocupação do empresariado nacional foi manifestada durante a realização, semana passada, em Maputo, de um seminário de divulgação de oportunidades de negócios no sector de hidrocarbonetos, particularmente no âmbito do desenvolvimento do projecto de Gás Liquefeito de Palma.
Organizado pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), o seminário
tinha como objectivo a difusão, para os empresários nacionais, de todas as oportunidades de negócio que vão surgir a montante e a jusante da exploração de hidrocarbonetos na província de Cabo Delgado.
Um aspecto estruturante para a participação do empresariado nacional na exploração das oportunidades de negócio da indústria de hidrocarbonetos é o desenvolvimento de conteúdo local no projecto de Gás Liquefeito de Palma. 
Trata-se, segundo soubemos, da criação de capacidades e promoção de empresas locais para a participação na indústria de hidrocarbonetos e da capacitação de recursos locais para a exploração da cadeia de negócios do sector.
De acordo com o director executivo da ENH Logistics, ao nível da capacitação do capital humano serão implementados programas de formação e definida uma participação mínima de moçambicanos na indústria.
Para o presidente do Conselho de Administração da ENH, Nelson Ocuane, o empresariado nacional deve aproveitar a presença de parceiros externos para buscar experiências. “Queremos que as empresas nacionais evoluam para exportar serviços e futuramente sermos nós a irmos a outros países”, afirmou.
Tanto a ENH Logistics como a Anadarko identificaram potenciais oportunidades de negócio para os empresários nacionais, no âmbito do projecto de Gás Liquefeito de Palma.
Entre as várias oportunidades de negócio figuram a dragagem dos canais de entrada de navios de LNG, construção civil e associados, fornecimento de inertes, betão, pavimentação, lancis, betão quente, asfaltagem de estradas internas, movimentação de solos, terraplanagens e compactação.
Outras oportunidades ainda são o fornecimento de estruturas metálicas e soldaduras, montagem de andaimes e prumagem; fornecimento e/ou aluguer de grupos geradores; electricidade, redes eléctricas de média, baixa e alta tensão; equipamentos de terraplanagem; gruas; transporte e movimentação de equipamentos e estruturas pesadas;  instrumentação; trabalhos de geotecnia; construção de módulos oficinais e operacionais; entre outras.


Nenhum comentário: