sábado, 23 de março de 2013

Brasil/REPÚDIO A PARCERIA ENTRE A UFF E O CLUBE MILITAR

16 março 2013/Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania http://institutohelenagreco.blogspot.com.br (Brasil)

Prezado Sr. Reitor da Universidade Federal Fluminense, Roberto de Souza Salles,

Prezados integrantes do Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense,

O Coletivo RJ Memória, Verdade e Justiça e o Comitê pela Justiça, Verdade e Memória de Niterói vem, por meio da nota em anexo, expressar sua preocupação e reprovação com a divulgação de uma parceria desta Universidade Federal Fluminense com o Clube Militar, para a realização de evento intitulado “Luta Armada no Brasil e o Dever do Estado”, realizado no dia 14 de março, às 14h 30min, na sede do Clube Militar, no centro do Rio de Janeiro.

Trata-se de evento com falas restritas a posições defensoras do golpe civil-militar e da violência sistemática de Estado contra a resistência política – neste momento próximo a data do golpe de 1964, que segmentos conservadores insistem em comemorar anualmente.

O debate sobre a ditadura é necessário e a universidade tem um papel importante neste processo, devendo promover espaços plurais e comprometidos com a verdade sobre este passado que tanto repercute e se reproduz no presente na sociedade brasileira. Uma visão crítica ao golpe civil-militar e promotora de direitos humanos deveria ser contemplada.

Lamentamos, também, que a UFF ao invés de empreender ações no sentido de esclarecer fatos sobre o passado – com a criação uma comissão da verdade interna, tal como outras universidades têm empreendido – venha a manifestar apoio a uma postura pró-golpe. Os direitos humanos não podem uma vez mais ser desconsiderados neste debate, como foram durante anos pelos sucessivos governos pós-ditadura, que ocultaram e se desresponsabilizaram dos crimes de lesa humanidade.

Enfatizamos que não nos calaremos diante de movimentos antidemocráticos e enaltecedores do que foi da ditadura civil-militar no Brasil, especialmente quando organizados e apoiados pela universidade pública brasileira.
Atenciosamente,

Coletivo RJ memória, Verdade e Justiça

Comitê pela Justiça, Verdade e Memória de Niterói

Fonte: http://niteroipelaverdade.wordpress.com/2013/03/16/repudio-a-parceria-entre-a-uff-e-o-clube-militar/

Nenhum comentário: