sábado, 23 de março de 2013

Angola/MAAP conta com 35 Estados-membros

22 março 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)

Luanda - O Mecanismo Africano de Avaliação pelos Pares (MAAP), que têm levado a cabo a missão de aprofundar e consolidar as práticas democráticas entre os Estados das União Africana (UA), conta actualmente com 35 países-membros, incluindo Angola, que aderiu em 2004.

A informação foi avançada pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, que discursava nesta sexta-feira, na capital do país, durante um acto solene alusivo ao 10º aniversário do estabelecimento do MAAP.

Na sua alocução, frisou que o objectivo da organização é de encorajar e construir uma liderança transformativa e um diálogo construtivo ao nível nacional, através de um processo abrangente e participativo de auto-avaliação, com vista a alcançar os objectivos da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD).

Dentre os vários objectivos, destacou a acrescida estabilidade política, elevado crescimento económico, desenvolvimento sustentável, bem com a acelerada integração económica sub-regional e continental.

“A despeito dos dez anos da sua existência, o MAAP ainda não é largamente conhecido pela maioria das populações africanas e pelo resto do mundo, daí que as actividades comemorativas do seu 10º aniversário visam proceder uma reflexão sobre os progressos

alcançados e desafios enfrentados”, disse o ministro.

Estiveram presentes no acto, membros do Executivo angolano, deputados à Assembleia Nacional, corpo diplomático acreditado no país, bem como representantes do PNUD e da União Europeia em Angola.

O MAAP gravita essencialmente em torno do aprofundamento e consolidação das práticas democráticas com vista ao fortalecimento das realizações alcançadas, disseminação das melhores práticas e rectificação das deficiências subjacentes aos parceiros de governação, bem como o desenvolvimento entre os membros da UA.
A organização foi constituída no dia 9 de Março de 2003 pelos Chefes de Estado e de Governo, na sessão do comité do NEPAD, realizada em Abuja (Nigéria).

Nenhum comentário: